Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

TJRO apresenta Alvará Digital para advogados


Solução tecnológica desenvolvida pelo Judiciário Rondoniense facilita liberação de valores e faz interface com o PJe - Gente de Opinião
Solução tecnológica desenvolvida pelo Judiciário Rondoniense facilita liberação de valores e faz interface com o PJe

Em uma reunião realizada nesta quarta-feira, 3, na sede do Tribunal de Justiça de Rondônia, foi lançado o Alvará Digital, uma funcionalidade desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia, Informação e Comunicação que facilita o levantamento de valores de créditos percebidos no processo eletrônico. A ferramenta que está funcionando desde o ano passado em unidades-piloto foi aperfeiçoada e será expandida a todas as varas interligadas à Central de Processos Eletrônicos. A apresentação técnica sobre o funcionamento foi acompanhada pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia, Márcio Nogueira.

A apresentação do funcionamento do alvará digital dentro do módulo gabinete foi conduzida pelo analista de sistemas Marco Aurélio Shibayama, que mostrou como o sistema detém o controle dos valores a serem recebidos e permite a liberação do valor junto à instituição financeira cadastrada, no caso, a Caixa Econômica Federal, mediante autorização do magistrado, tudo de forma online em consonância com o PJe.  A ferramenta contém campos expressos para inserção dos dados bancários, em sua maioria são lacunas preenchidas automaticamente, acionadas por cliques do executor. Após elaboração da minuta, contendo o Alvará Eletrônico, será salva e encaminhada para assinatura do magistrado. Somente após a assinatura do Juiz que a Ordem Bancária será enviada à Caixa Econômica Federal.

O presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, explicou que a solução foi possível após o Judiciário sensibilizar a fonte pagadora e destacou o empenho do judiciário em garantir medidas que buscam o aperfeiçoamento da Justiça e os constantes investimentos em inovação. “O alvará foi feito para facilitar e agilizar essa transição que existia entre reconhecer o direito e efetivamente receber o dinheiro”, pontuou.

O desembargador também mencionou outros investimentos que contribuem com o trabalho dos advogados. Somente o Processo Judicial Eletrônico, teve mais de 600 facilidades desenvolvidas. Além disso, o TJRO lançou este ano um APP que tem entre serviços disponíveis, consulta processual, acesso ao Diário da Justiça e Central de Processos Eletrônicos.

O presidente da OAB/RO elogiou a iniciativa do TJRO, destacando ser significativo o lançamento desta funcionalidade em agosto, mês em que se comemora o dia do Advogado, do Magistrado e dos cursos jurídicos no Brasil. “Para a advocacia é uma mudança substancial”, disse, ressaltando ser uma reivindicação antiga da ordem.

Na ocasião, o presidente também falou ao representante da OAB sobre destinação de espaço para a classe dos advogados nos novos fóruns digitais que serão construídos pelo TJRO. Além de dois fóruns já em funcionamento, em Mirante da Serra e em Extrema, outros sete serão construídos pelo Judiciário e contarão com parceria de instituições públicas. O presidente da OAB também recebeu das mãos do

 Participaram da reunião o desembargador Hiram Marques e os juízes auxiliares da presidência, Rinaldo Forti, Guilherme Baldan e Ilisir Bueno.

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPF lança projeto de branding para fortalecer imagem institucional e conexão com a sociedade

MPF lança projeto de branding para fortalecer imagem institucional e conexão com a sociedade

O Ministério Público Federal (MPF) iniciou ações do projeto de branding da instituição, com o objetivo de fortalecer a imagem institucional e o apr

MPF obtém liminar que proíbe JBS de liberar caminhões com excesso de peso nas rodovias Federais de Rondônia

MPF obtém liminar que proíbe JBS de liberar caminhões com excesso de peso nas rodovias Federais de Rondônia

A Justiça Federal atendeu pedido do Ministério Público Federal (MPF) e determinou que a empresa multinacional JBS se abstenha de liberar caminhões c

Ministério Público de Rondônia, em conjunto com a Polícia Civil e Sedam, deflagra a 4ª fase da Operação “Escudo de Cinzas”

Ministério Público de Rondônia, em conjunto com a Polícia Civil e Sedam, deflagra a 4ª fase da Operação “Escudo de Cinzas”

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio de seus Grupos de Atuação Especial de Meio Ambiente (Gaema) e de Atuação Especial de Combate ao

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)