Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

TRE-RO é vencedor do XIX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

O Regional conquistou o 1º lugar na categoria Projeto/Campanha Institucional de Interesse Público com o vídeo “Varal da Democracia”


TRE-RO é vencedor do XIX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça - Gente de Opinião

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia conquistou o 1º lugar na categoria Projeto/Campanha Institucional de Interesse Público com o vídeo “Varal da Democracia” do XIX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, concedido anualmente pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira (22) e foi transmitida pelo canal do FNCJ no Youtube.

 

Competiram na mesma categoria o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que alcançou o 2º lugar na premiação com o projeto Carta de Mulheres, e em terceiro lugar o Tribunal Regional do Trabalho – 7ª Região (CE) com o projeto Corrida dos privilégios: combate ao trabalho infantil.

 

Durante a premiação, o chefe da Seção de Comunicação Social do TRE-RO, Michel Andrade do Nascimento, agradeceu pelo reconhecimento do trabalho da Justiça Eleitoral em Rondônia, destacando que a vitória é dedicada à democracia. “Em um ano em que a legitimidade do pleito foi colocada em cheque, várias e várias vezes por ondas de desinformação, nós revelamos a caixa preta das urnas e entregamos os boletins de urnas aos candidatos derrotados numa espécie de varal, e aí titulou-se como varal da democracia”. Por fim agradeceu a equipe e a todos os envolvidos na produção do projeto em nome do presidente do TRE-RO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia e a diretora-geral, Lia Maria Araújo Lopes.

 

Como um todo, a Justiça Eleitoral concorreu em nove das 13 categorias da premiação. O TSE foi o vencedor na categoria Mídia Social no projeto Tik Tok. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) ganhou na categoria Fotografia com o projeto “Dia E – Um olhar jovem sobre a democracia”.  O TRE-TO foi um dos dois ganhadores na categoria mídia audiovisual – o outro vencedor foi o Tribunal de Justiça de Tocantins (TJ-TO) –, com o projeto “Série Urna Eletrônica: Eu conheço! Eu confio!”.

 

Conheça o projeto Varal da Democracia 

Após uma manifestação pacífica de candidatos derrotados nas eleições municipais de 2020 e, em mais uma ação afirmativa sobre a segurança do processo eletrônico de votação, o TRE-RO disponibilizou as vias físicas dos boletins de urna a todos os candidatos para conferência da veracidade das informações, ocasião em que tiveram a certeza entre a correspondência entre os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os dados efetivamente inseridos nas urnas.

A iniciativa de afirmação da transparência do processo eleitoral revelou-se como destaque entre os Regionais eleitorais, sendo elogiada formalmente pelo Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Luís Roberto Barroso. Na fala do Ministro, a ação foi extraordinária e, na medida do possível, poderia ser replicada em âmbito nacional. 

O Vídeo completo pode ser conferido aqui.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Divulgada a lista preliminar das inscrições para Concurso Público do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (Servidores)

Divulgada a lista preliminar das inscrições para Concurso Público do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (Servidores)

O Instituto Consulplan publicou hoje, 7 de janeiro de 2025, a lista preliminar com a relação provisória dos candidatos que tiveram a inscrição deferid

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração de posse que beneficiará mais de 300 famílias em Rondônia

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração de posse que beneficiará mais de 300 famílias em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) obteve decisão judicial, em Rondônia, que reconheceu a competência da Justiça Federal para julgamento sobre a rei

Em Rondônia, MPF faz acordo para que transportadora pague R$ 232 mil em bens à Polícia Rodoviária Federal

Em Rondônia, MPF faz acordo para que transportadora pague R$ 232 mil em bens à Polícia Rodoviária Federal

O Ministério Público Federal (MPF) fez um acordo (Termo de Ajustamento de Conduta – TAC) com a empresa Comando Diesel Transporte e Logística, transp

MPF apresenta ação para que União e INSS priorizem Rondônia em nomeações de concurso de servidores

MPF apresenta ação para que União e INSS priorizem Rondônia em nomeações de concurso de servidores

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública na Justiça Federal para obrigar a União e o Instituto Nacional de Seguro Social (I

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)