Segunda-feira, 19 de abril de 2010 - 14h36
Júlio Cesar de Souza Lima ganhou na Justiça o direito de matricular-se no curso de formação da Polícia Civil de Rondônia. Ele pediu ao Judiciário, por meio de um mandado de segurança, que fosse garantido seu ingresso no curso, mesmo sem a apresentação do Diploma de graduação em Direito, exigido para o cargo de delegado.
O Desembargador Eurico Montenegro Júnior aceitou as alegações de Lima. O magistrado entendeu que o direito alegado era verdadeiro, pois assemelhava-se ao que prevê a lei e aos julgados do Judiciário brasileiro. O Desembargador determinou tanto a matrícula, quanto a frequência do candidato no curso. O julgamento é da última sexta-feira (16) e foi publicado nesta segunda-feira no Diário da Justiça Eletrônico.
O rapaz valeu-se da Súmula 266, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Como ainda cursa o nono período da graduação exigida para ser delegado, ele não conseguiu a matrícula no curso de formação. No entanto, argumentou que a apresentação do documento deve ser na posse e não durante o curso de formação, que é uma das fases do certame, inclusive com caráter eliminatório e classificatório.
STJ
A decisão desta Corte Superior vale como referência para os julgamentos em todo país. "O diploma ou habilitação legal para o exercício do cargo deve ser exigido na posse e não na inscrição para o concurso público", diz o texto da Súmula 266, que possibilita a inscrição no curso de formação de delegados da polícia de Rondônia.
Como a decisão do Desembargador é de caráter liminar, ele solicitou à Secretaria de Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec) mais informações sobre o caso num prazo de 10 dias. Só depois disso é que o mérito (principal) da ação será analisado novamente, para posterior julgamento.
Mandado de Segurança nrº: 0004724-15.2010.8.22.0000
Fonte: Ascom TJRO
Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados
Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in
PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int
Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia
A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,
PF apreende R$100 mil que seriam utilizados para compra de votos
Veja a reportagem: