Terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 - 18h55
O tão esperado desfile da Banda do Vai Quem Quer, iniciado no final da tarde de sábado (13), teve público recorde. Milhares de brincantes tomaram as ruas na folia que levou o bloco da Av. Carlos Gomes até as proximidades da Praça Marechal Rondon na Av. Sete de Setembro, no centro da Capital.
Certamente o público de cem mil pessoas estimado no carnaval anterior foi superado em muito este ano, apontando as estimativas para a presença de aproximadamente cento e cinqüenta mil pessoas. Mesmo com tamanha concentração, poucos foram os casos em que houve a necessidade da intervenção policial.
Segundo o Comando do 1º Batalhão, responsável pelo policiamento, foram registradas apenas quatro ocorrências pelas equipes da Polícia Militar no evento. A primeira na qual populares se assustaram com um homem que conduzia supostamente uma arma de fogo (sendo comprovado que se tratava de cópia grosseira do objeto), foi retirado do local, visando a preservação da ordem e da paz pública. As outras três ocorrências foram de lesão corporal, geradas por desentendimentos entre os foliões, mas felizmente de natureza leve.
Sobre o evento, o Coordenador de Policiamento da Capital, coronel PM Faller, que acompanhou todo o percurso juntamente com as equipes, disse: “Consideramos o resultado altamente satisfatório, nossa preocupação é de que o cidadão, após participar das brincadeiras, se desloque logo para as suas residências, evitando aglomerações ao final dos eventos. A experiência tem demonstrado que nesses momentos as pessoas que permanecem nos locais ficam mais expostas. Normalmente a Polícia Militar permanece nos locais dos eventos por tempo suficiente para acompanhar a dispersão, no entanto, muitas pessoas não aproveitam esta segurança para irem para suas residências e acabam por se envolver em problemas que poderiam evitar”.
Neste ano, além de todo o trabalho de planejamento e execução ostensiva do policiamento, a Polícia Militar contou ainda com especial participação do apoio aéreo da Secretaria de Segurança Pública. A equipe do Falcão 01, helicóptero de reconhecimento aéreo da Secretaria, foi designada pelo Secretário de Segurança, Tenente Coronel Evilásio Silva Sena Júnior, para apoiar o 1º Batalhão em todos os eventos, realizando inclusive missões noturnas.
“Com esta nova peça de manobra operando nosso planejamento ganha outra dimensão e nossa capacidade operativa aumenta em muito. O Falcão 01, comandado pelo capitão PM Leal, nos dá condições de acompanhar e coordenar com eficácia a ação das equipes de solo em qualquer ocorrência policial”, explica o major PM Jobim, Comandante do 1º Batalhão.
Fonte: Lenilson Guedes
Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados
Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in
PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int
Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia
A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,
PF apreende R$100 mil que seriam utilizados para compra de votos
Veja a reportagem: