Quarta-feira, 17 de janeiro de 2018 - 05h22
157 condutores foram presos em Rondônia por embriaguez ao volante durante a mobilização nacional da Operação Lei Seca, realizada no sábado (13) até a madrugada de domingo (14). As blitzes foram realizadas em 16 estados do Brasil (DF, RJ, RO, RS, MA, PE, AL, MT, CE, PR, RN, BA, SE, AP, GO, MS) e marcam o início das ações do calendário de mobilização nacional, com a meta de diminuir a violência no trânsito. Durante a mobilização, foram abordados 10.993 motoristas em todo o país, sendo 1.330 só no estado de Rondônia.
Em todo o país, foram realizados 9.522 testes com o etilômetro e lavrados 1.037 autos de infração por embriaguez. Ao todo, foram recolhidas 1.610 documentações (CNH e CRLV), 626 veículos foram removidos para depósito e 214 prisões efetuadas.
Já em Rondônia, as blitzes foram realizadas em pontos estratégicos do estado e contou com o apoio de 515 agentes, entre PMs, PC e agentes do Detran, foram realizados 1.286 testes com o etilômetro, recolhidos 287 documentos (CNH e CRLV), autuados 236 condutores por dirigirem embriagados, o que representa 22,75% das autuações nacional, além de 172 veículos removidos para o pátio do Detran.
Para o Diretor Técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito do Detran-RO, Hugo Guilherme Correia, a ação realizada no estado chamou a atenção da população, pois das 214 prisões pelo crime de embriaguez efetuadas a nível nacional, 157 foram em Rondônia, o que representa 73,36% do total de prisões. “A mobilização contribui para a redução dos acidentes e mortes decorrentes da combinação de álcool e direção, além de orientar os condutores sobre a condução segura”, ressalta o diretor.
Outros dados impressionantes é a redução em mais de 50% em acidentes com vítima por dia da semana nos horários de execução da lei seca de 2010 a 2016, passando de 499 acidentes a 241. O índice de mortalidade das vítimas fatais reduziu em 26,9% no mesmo período e o índice de vítimas não fatais reduziu em 55,6%.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o trânsito mata 47 mil pessoas por ano no Brasil e deixa 400 mil com alguma sequela. O Detran de Rondônia está em concordância com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, que permite a captação de dados sobre mortalidade, para o planejamento e análises de situações, facilitando a produção de estatísticas.
“A população vê na Operação Lei Seca uma forma de garantir a ordem e a segurança no trânsito, e o nosso objetivo é manter as atividades em todo o estado, conforme calendário pré-estabelecido para o ano de 2018, objetivando a redução dos índices de acidentes com vítimas”, finaliza Hugo Correia.
Fonte: Ascom
Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados
Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in
PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int
Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia
A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,
PF apreende R$100 mil que seriam utilizados para compra de votos
Veja a reportagem: