Quinta-feira, 27 de dezembro de 2007 - 18h32
Alisson Machado
Agência Brasil
Brasília - O fazendeiro Darly Alves da Silva, mandante do assassinato do líder seringueiro Chico Mendes, está cumprindo prisão domiciliar por 90 dias numa fazenda no município de Xapuri (AC). A determinação é da juíza da Vara de Execuções Penais do Acre, Maha Kouzi Manasfi e Manasfi.
Darly foi condenado em dezembro de 1990 a 19 anos de prisão por encomendar a morte de Chico Mendes, em dezembro de 1988. Cumpriu três anos e fugiu da prisão em Rio Branco em fevereiro de 1993. Em 1996, foi recapturado e cumpriu mais oito anos de prisão. Em 2004, foi solto para cumprir liberdade condicional.
Durante o período em que esteve foragido, Darly se escondeu no município de Medicilândia (PA). Lá, o fazendeiro cometeu outro crime: utilizou documentos falsos para conseguir um empréstimo no Banco da Amazônia (Basa). Foi julgado e condenado a dois anos e meio de prisão, em regime fechado, e a pagamento de multa.
Em 2006, Darly Alves da Silva morava novamente na Fazenda Paraná, em Xapuri, onde encomendou a morte do líder seringueiro. Lá, o criminoso foi preso quando estava em um cartório. O mandado de prisão foi expedido pela Justiça Federal em Santarém (PA).
Darly não chegou a cumprir toda a pena e saiu do presídio Francisco de Oliveira Conde no último dia 22. O pedido de transferência do regime fechado para prisão domiciliar havia sido feito pelos advogados do fazendeiro em junho, mas só agora a Justiça concedeu o benefício.
De acordo com o advogado de defesa de Darly, Heitor Andrade Macedo, o fazendeiro está doente e, por causa da idade avançada, necessita de cuidados especiais. Segundo Andrade, Darly Alves da Silva foi submetido a uma junta médica estadual. A conclusão do relatório é de que o fazendeiro é portador de gastrite crônica.
"O senhor Darly tem diversos problemas de saúde. Após ser submetido a exames, a junta médica do Acre constatou que sua saúde necessitava de cuidados especiais e concedeu 90 dias de prisão domiciliar para que ele recebesse tratamento", alega o advogado.
A Fazenda Paraná, onde o criminoso cumprirá a prisão domiciliar, foi o local onde a morte de Chico Mendes foi planejada. No último sábado (22), mesmo dia em que o fazendeiro foi libertado, a morte do líder seringueiro completou 19 anos.
Facções ateiam fogo em ônibus de Porto Velho e do interior para retaliar ações da polícia
Veja a reportagem:
Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro
A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou em 2024 a Operação Corta Giro, uma inic
Polícia Militar lança Operação: "Aliança pela Vida, Moradia Segura"
Com o objetivo de garantir segurança aos moradores dos condomínios populares "Morar Melhor" e "Orgulho do Madeira", com ações para desarticular orga
Nesta quinta-feira (26/12), o MPRO, em conjunto com as forças de segurança pública, deflagrou a Operação Audácia 5, fruto de mais uma ação integrada