Sexta-feira, 23 de janeiro de 2009 - 16h22
Após a colisão de uma balsa com um banco de areia no leito do rio Purus (AC), o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) teme que o mesmo aconteça no rio Madeira, em Rondônia. O deputado acredita que o único meio de evitar esse risco é a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho. A obra está em análise desde 2001 e aguarda permissão do governo para que a instalação seja realizada.
A construção do gasoduto Urucu-Porto Velho significará menos danos ambientais e mais conforto para a população rondoniense, que contará com uma fonte de energia mais segura e limpa, além de aumentar o potencial econômico do estado, segundo avalia o parlamentar.
Diariamente, a BR Distribuidora, responsável pelo transporte do óleo na região, conduz em balsas mais de 1,3 mil litros de óleo combustível pelo leito do rio. A empresa afirma que todos os cuidados ambientais são tomados e que os riscos são reduzidos em função desses procedimentos. O produto é utilizado para a geração de energia nas duas térmicas instaladas em Porto Velho (RO).
Acidente no rio Purus - O acidente ocorrido semana passada no rio Purus (AC), que derramou 28 mil litros de óleo diesel, causou danos irreversíveis à natureza. A balsa transportava dois cilindros de combustíveis que eram levados para a Usina termelétrica de Santa Rosa, do grupo Guascor. O desastre ecológico ocorreu nas proximidades do município de Santa Rosa do Purus (AC), na divisa com o Peru, região de difícil acesso. Apesar de a embarcação ter naufragado sexta-feira (16), somente nesta segunda-feira (19) que a Secretaria do Meio Ambiente do Acre (Sema) informou-se sobre o acidente.
A Sema produziu um parecer dos danos causados ao meio ambiente e as causas do acidente. O relatório revela que há indícios de que a embarcação estivesse com carga acima da capacidade e que não existia licença para o transporte do óleo, o que deve resultar em multas pelo transporte irregular.
As manchas dispersas de óleo diesel no rio Purus estão espalhadas por cerca de 100 quilômetros em linha reta na região da fronteira Brasil-Peru. Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Eufran Amaral, "a estimativa é de que a metade (óleo diesel) permanece nas águas do Purus". A Guascor foi contratada há 10 anos pela Eletroacre para gerar energia para todas as cidades do interior acreano. Como produtora energética independente, a empresa produz energia elétrica para 16 municípios do interior do Acre, por meio da operação de 13 usinas termelétricas.
Fonte: Ascom
DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança
Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést
DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro
Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente
Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado
Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão
Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no