Quinta-feira, 10 de novembro de 2016 - 09h14
NOTA OFICIAL
O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Centro de Atividades Judicais (CAEJ), e a Polícia Federal em Vilhena deflagraram na manhã desta quinta-feira, 10/11/2016, a Operação ÁUGIAS.
Apurou-se que o Prefeito Municipal José Luiz Rover era o líder de sólida e articulada organização criminosa instalada no Poder Executivo do município de Vilhena, cujo propósito era desviar verbas do erário, especialmente da Secretaria Municipal de Comunicação (SEMCOM) e da Secretaria Municipal de Obras (SEMOSP), mediante processos administrativos de reconhecimento de dívidas, nos quais empresas eram contratadas sem licitação.
Constatou-se que o dinheiro desviado da SEMCOM foi utilizado para pagar dívidas pessoais de publicidade e propaganda do Prefeito, inclusive servindo para pagamento de “mesadas” à imprensa local para manter sua imagem inabalada perante a sociedade vilhenense e também para fins de promoção pessoal. O Prefeito também foi responsável pela contratação direta, sem licitação, de empresa para a prestação de serviços de pavimentação asfáltica à SEMOSP, mediante reconhecimento de dívida no valor de mais de um milhão de reais.
Além disso, a organização criminosa chefiada por José Luiz Rover cometeu outros crimes no município de Vilhena, que envolvem esquema fraudulento de aprovação e regularização de loteamentos, mediante pagamento de propinas a vereadores e ex-Secretários Municipais, dentre outros, sendo que até o momento 07 (sete) vereadores tiveram prisão preventiva decretada, dos quais 02 (dois) estão foragidos e 05 (cinco) foram presos. Na mesma fase, foi também decretado pela Justiça Estadual e cumprida a prisão preventiva do vice-prefeito.
A organização criminosa, no período compreendido entre 2010 a 2016, praticou vários crimes, como falsidade ideológica, fraude à licitação, lavagem de capitais, corrupção passiva, crime de responsabilidade, entre outros, que tiveram a participação do Prefeito, ex-Secretários Municipais, servidores públicos e empresários.
Nesta quinta-feira (10/11) estão sendo cumpridos, pela Polícia Federal e GAECO, por ordem do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, mandado de prisão preventiva, mandado de busca e apreensão, além de ordem de suspensão da função pública do Prefeito, indisponibilidade de bens e outras medidas cautelares.
O nome da Operação, ÁUGIAS, é uma referência ao serviço de limpeza e purificação que Hércules realizou nos estábulos imundos de Áugias, filho de Poseidon. Segundo a mitologia grega, Áugias possuía um rebanho numeroso que há mais de trinta anos não era limpo, mas Hércules removeu toda a sujeira acumulada em um dia.
Fonte: Ascom
Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados
Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in
PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int
Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia
A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,
PF apreende R$100 mil que seriam utilizados para compra de votos
Veja a reportagem: