Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

MPF DENUNCIA À JUSTIÇA MAIS NOVE ENVOLVIDOS NA OPERAÇÃO ABATE


 

Grupo Bihl é apontado como principal beneficiado em esquema de corrupção de servidores públicos

O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) denunciou na última sexta-feira mais nove envolvidos na Operação Abate. Segundo o MPF, o grupo Bihl, de Mato Grosso, por intermédio de lobistas, pagava propina a servidores públicos para conseguir empréstimos e financiamentos em instituições públicas, para darem suporte às ações econômicas das empresas e de outros empreendimentos de interesse da família Bihl.MPF DENUNCIA À JUSTIÇA MAIS NOVE ENVOLVIDOS NA OPERAÇÃO ABATE - Gente de Opinião

O grupo Bihl é acusado de obter documentos e providências necessárias à obtenção dos financiamentos públicos para fazer operar as empresas da família, além de ter acesso a informações privilegiadas de órgãos da administração pública.

As investigações da Polícia Federal apuraram que o grupo Bihl conseguiu financiamento do Ministério da Integração Nacional, com recursos geridos pelo Banco da Amazônia. O grupo teria recebido investimentos públicos dando como garantia empreendimentos que já eram garantia de outros financiamentos.

Os procuradores da República Heitor Alves Soares e Ercias Rodrigues de Sousa acusam os envolvidos dos crimes de obter, mediante fraude, financiamento de instituição financeira, corrupção ativa ou passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Os denunciados são o empresário José Almiro Bihl e seus filhos Márcio Maurílio, Paulo Roberto e José Ricardo (todos de Mato Grosso), os lobistas Humberto Siqueira Leonetti (Rio Grande do Sul) e José Roberto Egreja Alves da Costa (São Paulo), os servidores do Ministério da Integração Nacional Vitorino Luis Domenech Rodriguez e Luiz Fernando Soares Pereira, e o diretor do Banco da Amazônia Augusto Afonso Monteiro de Barros.


Entenda o caso
 
Durante as investigações da Operação Abate, deflagrada no mês passado e que apurou esquema de corrupção de servidores da Superintendência Federal de Agricultura de Rondônia (SFA) na fiscalização de frigoríficos, descobriu-se que dentre as empresas beneficiadas estava o curtume Nossa Senhora Aparecida, pertencente ao grupo Bihl, de Mato Grosso. Interceptações telefônicas e de e-mail revelaram que o grupo possuía diversificação de empreendimentos, agindo por meio da corrupção de servidores públicos para obter favorecimentos.

Fonte: MPF/RO

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)