Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

MPF recomenda que governo estadual conclua auditoria das obras de esgoto


 MPF recomenda que governo estadual conclua auditoria das obras de esgoto  - Gente de Opinião

Irregularidades nas obras de esgoto de Porto Velho estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) e também são alvo de tomadas de contas especiais iniciada pelo próprio governo estadual, responsável pela aplicação dos recursos de saneamento básico vindos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo o MPF/RO, a Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) já concluiu duas tomadas de contas especiais, “apontando várias irregularidades”. O MPF/RO tem conhecimento sobre dificuldades enfrentadas pela Seplan para conclusão da terceira tomada de contas especial aberta acerca das obras de saneamento básico. Dentre as dificuldades estariam a escassez de recursos humanos e até pressões de pessoas incomodadas com os resultados que as apurações podem apontar.

Além disto, o MPF/RO sabe que a Procuradoria-Geral do Estado já encaminhou à Seplan documentos que, possivelmente, motivarão a instauração de uma quarta tomada de contas relacionada às mesmas obras.

Com base nestas informações, o MPF/RO emitiu uma recomendação ao governador Confúcio Moura para que os trabalhos de tomada de contas especial sejam concluídos em, no máximo, 90 dias. O procurador da República Reginaldo Trindade entregou a recomendação pessoalmente ao governador, hoje pela manhã. Confúcio Moura tem 15 dias para informar ao MPF/RO se vai cumprir a recomendação e detalhar as medidas que serão aplicadas.

A recomendação orienta que “as apurações sejam conduzidas por agentes públicos capazes, íntegros, competentes e imparciais, aos quais sejam conferidas todas as condições adequadas e bastantes para cumprir sua relevante missão, sob o apoio pleno e direto do governador”.

Pela recomendação, as apurações feitas pela Seplan devem ter duas finalidades: aplicação de punições contra quem cometeu irregularidade e também o repasse de todos os levantamentos para o MPF/RO, que adotará outras medidas.

O MPF/RO afirma que somará esforços com a comissão da Seplan que executa as tomadas de contas especiais. As provas e evidências já colhidas nas investigações do MPF/RO poderão ser repassadas à comissão, se necessário.

O procurador Reginaldo Trindade afirma que “as pessoas que estão tentando embaraçar o trabalho investigativo não conseguirão alcançar seus objetivos. Se essas pessoas nada devem, não tem com o que se preocupar. Se devem, é melhor que canalizem seus esforços para a defesa. Nada impedirá a descoberta da verdade”.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)