Sexta-feira, 6 de setembro de 2013 - 12h02
Mais de 30 estabelecimentos de entretenimento de Porto Velho foram convidados para participar de uma reunião na próxima segunda-feira, 9 de setembro, para tratar de formas de coibir a prática da carteirada. A reunião será na sede do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO), na avenida Abunã, nº 1759, a partir das 9h.
Um inquérito civil público apura indícios de que servidores públicos estariam se prevalecendo de suas condições para entrar, gratuita e livremente, em estabelecimentos de entretenimento, por meio de “carteirada, passe-autoridade ou cortesia”. Na investigação, consta que é prática comum a utilização de identidade funcional, principalmente por agentes da Polícia Federal (PF) e agentes penitenciários federais, para não entrar na fila, não pagar entrada ou mesmo receber outras “cortesias”.
Para coibir a prática da ‘carteirada’, o MPF/RO emitiu há algumas semanas uma recomendação ao superintendente da Polícia Federal, ao diretor-geral do presídio federal de Porto Velho, ao Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Rondônia (Sindhotel) e à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Estado de Rondônia (Abrasel/RO). A carteirada pode configurar prática de crime e improbidade administrativa por parte do funcionário público. Os empresários que contribuírem para esta prática podem ser penalizados também.
Durante a reunião com os donos e representantes das casas noturnas, o procurador da República Reginaldo Trindade explicará os termos da recomendação no que diz respeito a não aceitar as carteiradas. “Se o servidor público afirmar que está em serviço, o proprietário do estabelecimento deverá anotar seus dados funcionais para eventual comprovação junto às corregedorias da Polícia Federal e do presídio federal”, afirma o procurador. Ele lembra, ainda, que nenhum agente público está autorizado a consumir quaisquer produtos, principalmente bebidas alcoólicas, sem o devido pagamento.
O MPF/RO distribuirá cartazes para os interessados em afixar as informações em seus estabelecimentos e orientará para que a divulgação seja ampla.
Fonte: MPF/RO
Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados
Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in
PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int
Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia
A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,
PF apreende R$100 mil que seriam utilizados para compra de votos
Veja a reportagem: