Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

MPRO DENUNCIA 37 PESSOAS PELAS MORTES DE 12 DETENTOS NO URSO BRANCO


 

O Ministério Público de Rondônia, por meio da 18ª Promotoria de Justiça, denunciou 37 pessoas por homicídio duplamente qualificado pelas mortes de 12 detentos, ocorridas durante a rebelião no presídio José Mário Alves, o Urso Branco, no período de 18 a 23 de abril de 2004.

Os homicídios descritos na denúncia do Ministério Público foram praticados com selvageria e desumanidade, tendo como base lista elaborada pelos líderes da rebelião, determinando quem deveria ser executado. Com as mortes, os rebelados pretendiam ter reivindicações atendidas, sendo algumas delas a mudança na direção do presídio, a transferência de determinados presos e melhores condições de vida carcerária.

Segundo o apurado, os algozes imobilizavam os presos, golpeavam-nos com chuços, que são instrumentos perfurantes artesanais, mediante emprego de meio cruel, causando intenso sofrimento, não lhes dando chance de defesa.

O Ministério Público de Rondônia denunciou pela morte de 12 vítimas e pela tentativa de homicídio de outras três, os líderes da rebelião Ronaldo Jesus da Silva ou Ronaldo de Jesus da Silva, vulgo Bebezão, Márcio Viana da Silva, vulgo Pilha, Erisson Pereira Barros, Adelzimar de Abreu Lima, Sérgio Roberto Diniz, Raimundo Batista Valente, Paulo Ricardo Pereira, Edson Cavalcante da Silva, Péricles Dias Gomes, Jorge Quirino Barbosa, Rubson da Silva Furtado, Francisco Xavier Pinheiro, Lucivaldo Guedes de Oliveira, Jair Rocha de Matos Sousa, Antônio Carlos Santos Ferreira, Claldeilton Fernandes Pantoja, José Cícero de Almeida, Moacir dos Anjos Ferreira ou Maicon Borges Ferreira e Márcio Barros Filho.

Conforme a denúncia, independentemente de terem sido identificados como participantes diretos ou indiretos de alguns homicídios ou tentativas de homicídios, são coautores de todos os crimes decorrentes da rebelião, já que, na qualidade de líderes, detinham o domínio organizacional do fato. Planejaram, organizaram e dividiram funções, participaram funcionalmente da execução dos crimes, tendo o domínio da vontade dos outros detentos, determinando, inclusive, quais seriam as vítimas, visando o atendimento de suas reivindicações.

Os demais presos estão sendo denunciados também por homicídio duplamente qualificado pelas mortes em que tiveram participação ou autoria. São eles: José Raimundo de Jesus dos Santos, Jocta Rocha dos Santos, Alexandro José de Oliveira Nascimento, Genival Batista de Oliveira, Rogério da Silva Coelho ou Marcelo da Silva Coelho, Samuel Cavalcante Carvalho, Raimundo Moreira Matos, Eduardo Mariano Dias, Marcos Farias Carlos, Ronaldo Ramos Saraiva, Jeferson Rubens Vieira, Marcelo Maciel da Silva, Raimundo Nonato Reski Jr, Valci Conceição Maroto, José Feitosa da Silva ou Francisco de Assis Silva Filho, Marcos Aurélio Duarte de Oliveira e Hércules Ferreira Holanda.

A chacina no Presídio Urso Branco teve ampla repercussão nacional e internacional, acarretou a instauração de um processo internacional em face do Estado de Rondônia, por desrespeito aos direitos humanos e motivou a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI.

Fonte: Juliane Bandeira DRT 808/RO
Ascom MPRO 
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)