Terça-feira, 20 de dezembro de 2011 - 08h01
Os 53 Aspirantes a Oficial da Polícia Militar de Rondônia viajaram a cidade do Rio de Janeiro para cumprirem o último requisito do programa de formação. Os novos Aspirantes desenvolveram entre os dias 11 a 15 de dezembro diversos estudos referentes ao programa de pacificação das áreas ocupadas pelo narcotráfico, implantação das UPP’s - Unidades de Polícia Pacificadora e do Programa de Policiamento de Grandes Eventos Internacionais, entre eles a Copa FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016.
O principal objetivo da viagem era conhecer "in loco" como a Polícia Militar do Estado Rio de Janeiro esta desenvolvendo ações de combate ao crime organizado, através do processo de pacificação das favelas ocupadas pelas organizações criminosas e como essas ações tem mudado a opinião pública e principalmente angariado o apoio da população e melhoria nos serviços de segurança dos cariocas.
Comando geral da PMERJ
Na segunda-feira (12), os Aspirantes foram recepcionados no Auditório do Comando General da PMERJ- Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, quando assistiram a uma palestra proferida pelo major Eliezer, especialista em implantação das UPP´s. Na oportunidade o coronel PM Frederico Caldas, relações públicas da PMERJ apresentou um programa de Comunicação Social que começa a ser desenvolvido pela PM do Rio, incluindo a distribuição de um calendário com fotos de policiais militares que se tornaram personalidades no ano de 2011, entre eles, o tenente Disraeli Gomes Figueiredo e Silva, que atuou na prisão do traficante Antônio Bonfim Lopes, conhecido como Nem, chefe do tráfico da favela da Rocinha, recusando uma oferta de propina de R$ 1 milhão.
Após um ciclo de palestras, a delegação de Rondônia visitou a Unidade de Polícia Pacificadora Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, localizada entre os bairros de Ipanema e Copacabana, quando tiveram a oportunidade de subir as estreitas vielas e escadas do morro, antes dominadas por criminosos e hoje local de paz e harmonia. Os Aspirantes a oficial PM verificaram como o Estado tem conseguido cumprir sua missão e mudado a vida das pessoas daquela comunidade, que hoje consideram a Polícia como uma parceira na busca pela cidadania.
BOPE
Como parte do programa, a delegação teve oportunidade de visitar o BOPE, Batalhão de Operações Especiais, localizado no Morro de Tavares Bastos. Na oportunidade, conheceram os programas sociais desenvolvidos pelo BOPE e como o Batalhão tem lidado com o apelo midiático que se sucedeu após o lançamento do filme Tropa de Elite. Para a Assessora de Comunicação do BOPE capitã PM Marlisa Neves, o resultado tem sido extremamente positivo.
Na Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, a delegação conheceu o sistema de monitoramento da cidade através de câmeras e a dinâmica do atendimento de ocorrência que são comunicadas através do moderno serviço de chamadas 190, cujas características se aproximam aos serviços de Call-Center.
VIAGEM
Segundo o Diretor de Ensino da PMRO, tenente coronel Pachá, a viagem representou aos novos Aspirantes a Oficial PM, uma excelente oportunidade de conhecer de perto e vivenciar a realidade e as condições de execução das atividades de uma Instituição tradicionalmente conhecida como a PMERJ.
APOIO
Com a realização dessa viagem que é uma amostra de investimento do Estado em uma formação de qualidade, os Aspirantes puderam constatar que a valorização profissional é de fato um dos eixos que norteiam as ações do Governo Confúcio Moura, sob a gestão, na Secretaria de Segurança e Defesa da Cidadania, do Secretário de Segurança, Marcelo Bessa e do Comandante Geral da PM coronel Cesar.
O Diretor de Ensino também destacou que a viagem, embora estivesse previsto no Programa de Formação dos Oficiais PM, só foi possível graças ao apoio da Coordenadoria de Apoio a Governadoria do Estado de Rondônia e da Secretária de Segurança, Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia. Segundo o tenente coronel Pachá a PMERJ não mediu esforços em disponibilizar total apoio a delegação, inclusive o BpTur - Batalhão de Turismo da PMERJ que viabilizou a visita ao Morro do Corcovado, onde esta localizada a Estátua do Cristo Redentor e também ao Pão de Açúcar.
Fonte:Lenilson Guedes
Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados
Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in
PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int
Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia
A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,
PF apreende R$100 mil que seriam utilizados para compra de votos
Veja a reportagem: