Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Novos Aspirantes realizam viagem de estudo ao RJ


Gente de Opinião
 

Os 53 Aspirantes a Oficial da Polícia Militar de Rondônia viajaram a cidade do Rio de Janeiro para cumprirem o último requisito do programa de formação. Os novos Aspirantes desenvolveram entre os dias 11 a 15 de dezembro diversos estudos referentes ao programa de pacificação das áreas ocupadas pelo narcotráfico, implantação das UPP’s - Unidades de Polícia Pacificadora e do Programa de Policiamento de Grandes Eventos Internacionais, entre eles a Copa FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016.

O principal objetivo da viagem era conhecer "in loco" como a Polícia Militar do Estado Rio de Janeiro esta desenvolvendo ações de combate ao crime organizado, através do processo de pacificação das favelas ocupadas pelas organizações criminosas e como essas ações tem mudado a opinião pública e principalmente angariado o apoio da população e melhoria nos serviços de segurança dos cariocas.

Comando geral da PMERJ

Na segunda-feira (12), os Aspirantes foram recepcionados no Auditório do Comando General da PMERJ- Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, quando assistiram a uma palestra proferida pelo major Eliezer, especialista em implantação das UPP´s. Na oportunidade o coronel PM Frederico Caldas, relações públicas da PMERJ apresentou um programa de Comunicação Social que começa a ser desenvolvido pela PM do Rio, incluindo a distribuição de um calendário com fotos de policiais militares que se tornaram personalidades no ano de 2011, entre eles, o tenente Disraeli Gomes Figueiredo e Silva, que atuou na prisão do traficante Antônio Bonfim Lopes, conhecido como Nem, chefe do tráfico da favela da Rocinha, recusando uma oferta de propina de R$ 1 milhão.

Após um ciclo de palestras, a delegação de Rondônia visitou a Unidade de Polícia Pacificadora Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, localizada entre os bairros de Ipanema e Copacabana, quando tiveram a oportunidade de subir as estreitas vielas e escadas do morro, antes dominadas por criminosos e hoje local de paz e harmonia. Os Aspirantes a oficial PM verificaram como o Estado tem conseguido cumprir sua missão e mudado a vida das pessoas daquela comunidade, que hoje consideram a Polícia como uma parceira na busca pela cidadania.

BOPE

Como parte do programa, a delegação teve oportunidade de visitar o BOPE, Batalhão de Operações Especiais, localizado no Morro de Tavares Bastos. Na oportunidade, conheceram os programas sociais desenvolvidos pelo BOPE e como o Batalhão tem lidado com o apelo midiático que se sucedeu após o lançamento do filme Tropa de Elite. Para a Assessora de Comunicação do BOPE capitã PM Marlisa Neves, o resultado tem sido extremamente positivo.

Na Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, a delegação conheceu o sistema de monitoramento da cidade através de câmeras e a dinâmica do atendimento de ocorrência que são comunicadas através do moderno serviço de chamadas 190, cujas características se aproximam aos serviços de Call-Center.

VIAGEM

Segundo o Diretor de Ensino da PMRO, tenente coronel Pachá, a viagem representou aos novos Aspirantes a Oficial PM, uma excelente oportunidade de conhecer de perto e vivenciar a realidade e as condições de execução das atividades de uma Instituição tradicionalmente conhecida como a PMERJ.

APOIO

Com a realização dessa viagem que é uma amostra de investimento do Estado em uma formação de qualidade, os Aspirantes puderam constatar que a valorização profissional é de fato um dos eixos que norteiam as ações do Governo Confúcio Moura, sob a gestão, na Secretaria de Segurança e Defesa da Cidadania, do Secretário de Segurança, Marcelo Bessa e do Comandante Geral da PM coronel Cesar.

O Diretor de Ensino também destacou que a viagem, embora estivesse previsto no Programa de Formação dos Oficiais PM, só foi possível graças ao apoio da Coordenadoria de Apoio a Governadoria do Estado de Rondônia e da Secretária de Segurança, Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia. Segundo o tenente coronel Pachá a PMERJ não mediu esforços em disponibilizar total apoio a delegação, inclusive o BpTur - Batalhão de Turismo da PMERJ que viabilizou a visita ao Morro do Corcovado, onde esta localizada a Estátua do Cristo Redentor e também ao Pão de Açúcar.

Fonte:Lenilson Guedes
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro

Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro

A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou em 2024 a Operação Corta Giro, uma inic

Polícia Militar lança Operação: "Aliança pela Vida, Moradia Segura"

Polícia Militar lança Operação: "Aliança pela Vida, Moradia Segura"

Com o objetivo de garantir segurança aos moradores dos condomínios populares "Morar Melhor" e "Orgulho do Madeira", com ações para desarticular orga

MPRO e forças de segurança deflagram a Operação Audácia 5 em três cidades e presídios de Rondônia e Mato Grosso do Sul

MPRO e forças de segurança deflagram a Operação Audácia 5 em três cidades e presídios de Rondônia e Mato Grosso do Sul

Nesta quinta-feira (26/12), o MPRO, em conjunto com as forças de segurança pública, deflagrou a Operação Audácia 5, fruto de mais uma ação integrada

Operação Argos: Polícia Militar localiza Maico Raimundo da Silva. Reação do foragido resultou em seu óbito no local

Operação Argos: Polícia Militar localiza Maico Raimundo da Silva. Reação do foragido resultou em seu óbito no local

Após meses de investigações e operações policiais, Maico Raimundo da Silva, considerado um criminoso de alta periculosidade em Rondônia, foi localiz

Gente de Opinião Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)