Terça-feira, 14 de junho de 2011 - 17h08
A Polícia Militar do Estado de Rondônia, informou hoje o coronel PM Paulo Cesar, Comandante Geral recebeu na última semana o 2º Tenente PM Glauber Ilton de Sousa Souto, lotado no 4º BPM, em Cacoal e o 2º Tenente PM Jeferson LEANDRO Correia Machado, comandante do GOE (Grupo de Operações Especiais) do 2º BPM, com sede em Ji-Paraná que retornaram do estado do Pará após concluir com êxito o IV Curso de Operações de Choque (COpC), trazendo na bagagem novas técnicas policiais.
O curso teve como foco a formação de oficiais e sargentos para atuarem como comandantes de tropas de Choque, que são empregadas em situações de grande desordem pública ou distúrbio civil. O turno iniciou com 46 militares, das Polícias Militares do Pará, Rondônia, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, como também do Corpo de Fuzileiros Navais e do Exército Brasileiro. Ao final do curso, apenas 35 sobreviveram ao intenso ritmo de treinamentos.
No quarto COpC os alunos foram submetidos a instruções de Técnicas e Táticas de Controle dos Distúrbios Civis (CDC), Direitos Humanos, Legislação de CDC, Armamento e Tiro de CDC, Defesa Pessoal, Tecnologias de Baixa Letalidade, Treinamento Físico Militar, Material Bélico de CDC, Patrulhamento Urbano, Combate a Incêndios e Rastreamento/ Contra Rastreamento e Armadilhas.
Segundo o tenente Leandro, durante todo o curso, os discentes estiveram expostos saturadamente a agentes químicos, como gás lacrimogêneo, e tiveram a resistência à fadiga, a disciplina e o autocontrole testados até o limite. As aulas também focaram as técnicas de entrada em estabelecimentos prisionais e a atuação em grandes eventos. “A metodologia empregada nas instruções possibilitava aos instruendos a realização na prática dos temas abordados em sala de aula, enriquecidos com os estudos de caso, simulações e participação de operações reais, juntamente com a tropa do Batalhão de Choque”, afirmou o oficial.
Pará como referência nas ações de Choque
Os tenentes Glauber Souto e Leandro, sexto e quarto colocados no curso foram os primeiros oficiais de Rondônia a realizar o “COpC” na Polícia Militar do Pará, instituição referência no Brasil em treinamentos do tipo. A Unidade Federativa do Pará tornou-se espelho após o episódio do município de Eldorado dos Carajás, no sul do Pará, quando 19 sem-terras, participantes de uma marcha de protesto contra a demora na desapropriação de terras da área, foram mortos em confrontos com a polícia paraense durante uma tentativa de retirada.
A ação catastrófica repercutiu internacionalmente e fez com que a Polícia Militar do Pará repensasse o “Modus Operandi” das ações de Choque e a partir daí especializou-se no assunto, passando ao lugar de destaque no tema.A informação é do PM Luiz do 2º BPM.
Fonte: Lenilson Guedes|
Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados
Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in
PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int
Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia
A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,
PF apreende R$100 mil que seriam utilizados para compra de votos
Veja a reportagem: