Segunda-feira, 10 de agosto de 2015 - 19h44
Com a apreensão de armas, munições, explosivos, contrabando e prisão de 40 pessoas, a Operação Brasil Integrado – Rondônia foi concluída com resultado positivo, segundo avaliação de representantes dos órgãos envolvidos. A fiscalização tem como objetivo a prevenção nos mais de 1.300 quilômetros de fronteira do estado, com foco nos Jogos Olímpicos que acontecem em 2016, no Rio de Janeiro. O resultado da mobilização foi apresentado nesta segunda-feira (10), em Porto Velho.
A operação é resultado de um acordo firmado pelo Ministério da Justiça e Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec. Foram mobilizados mais de mil profissionais de áreas como as polícias Civil e Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros Militar, Força Nacional de Segurança, Receita Federal, Ibama, Secretaria Estadual de Finanças (Sefin) e Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron).
PREVENÇÃO
“Essas ações em conjunto são vantajosas. Os números são positivos, mas há os crimes que deixaram de ser cometidos porque o estado está presente”, avaliou o secretário Antônio Carlos dos Reis, titular da Sesdec. Ele anunciou que as operações serão repetidas outras vezes, como parte das ações preventivas relacionadas aos Jogos Olímpicos. Reis destacou ainda que a região central de Rondônia também é alvo de ações integradas de órgãos de segurança pública.
Para o delegado Fabrício Camargo Lopes, diretor executivo regional da Polícia Federal, as ações conjuntas potencializam a capacidade operacional do efetivo utilizado, uma vez que não há pessoal suficiente para cobrir toda a região de fronteira do estado, como é necessário.
DROGAS
Para o representante da Polícia Rodoviária Federal, inspetor João Bosco Ribeiro, mais importante que os bens apreendidos e pessoas presas são os crimes que deixaram de ser praticados. Ele lembrou ainda que as drogas retiradas de circulação na área de fronteira representam uma grande conquista, uma vez que, na cidade, são misturadas a outros produtos e têm o volume aumentado. “Numa cidade, será necessário muito mais policiais para fazer a mesma apreensão”, exemplificou.
Foram apreendidos 20 quilos de drogas diversas, apreendidos caminhões com madeira sem a documentação devida, contrabando de eletrônicos, agrotóxicos e medicamentos. Mais de 73 barreiras foram montadas em locais diferentes.
A Operação Brasil Integrado aconteceu também na região Sudeste e no Estado de Goiás. Assim como em Rondônia, a ação é preventiva e visa os Jogos Olímpicos.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Sesdec
Decom - Governo de Rondônia
Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados
Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in
PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int
Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia
A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,
PF apreende R$100 mil que seriam utilizados para compra de votos
Veja a reportagem: