Quinta-feira, 2 de dezembro de 2010 - 16h43
Da Agencia Brasil
Rio de Janeiro – Uma quadrilha especializada em subfaturamento de mercadorias importadas da China foi desarticulada hoje (2) pela Operação Sobrecarga da Polícia Federal. Cerca de 150 policiais com o apoio de 44 auditores da Receita Federal estão cumprindo cinco mandados de prisão e 34 de busca e apreensão. Quatro pessoas já foram presas, entre elas um empresário chinês que usava documentos falsos e mantinha empresas e contas em paraísos fiscais.
A Receita estima que o esquema fraudulento faturava cerca de R$ 10 milhões por ano em sonegações tributárias com subfaturamento de até 60% do valor das mercadorias. “Eles só podiam mandar para a China de 30% a 40% dos lucros pelo Banco Central, por via legal, os outros 60% eram mandados por meio de doleiros”, disse o superintendente adjunto, Marcos Vinícius Vidal Pontes, da 7ª Região Fiscal que abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O chefe da operação, delegado da Delefin Frederico Skora, afirmou que todos os 34 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas sedes das empresas envolvidas nas fraudes. Segundo ele, a operação abrange as cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e municípios do interior de Minas Gerais.
As investigações policiais sobre a quadrilha começaram há um ano e meio, quando a Divisão de Investigações da Alfândega e Imigração dos Estados Unidos repassou para a Receita Federal informações sobre o envolvimento de doleiros que atuam naquele país com integrantes da quadrilha.
Segundo Pontes, o grupo veio para o Brasil há 25 anos e o auge do lucro da quadrilha ocorreu durante a crise do apagão, em 2001, com a venda de lâmpadas de emergência que inundaram o mercado.
Se condenados, os acusados responderão pelos crimes de evasão de divisas, descaminho, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e formação de quadrilha. As penas somadas podem chegar a 30 anos de reclusão, além de multa.
Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados
Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in
PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int
Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia
A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,
PF apreende R$100 mil que seriam utilizados para compra de votos
Veja a reportagem: