Terça-feira, 11 de dezembro de 2007 - 16h13
Rosilei de Lima (Patrimônio), coordena a Comissão Temática "Furto e Roubo de Cabos Telefônicos e Condutores de Energia" realizou ações durante a "Operação Sucata".
De acordo com a delegada Rosilei a operação cumpriu 31 Mandados de Busca, em um prazo Record de cinco dias, sendo apresentado para a justiça o relatório das atividades dentro do prazo estipulado (cinco dias). "O trabalho contra o roubo e furto de cabos telefônicos e condutores de energia foi dividido em duas partes, a primeira foi o trabalho repressivo e a segunda foi uma ação educativa", explicou Rosilei.
A delegada disse que o serviço de investigação identificou os principais pontos de receptação do material roubado ou furtado e depois foi pedida para a justiça a expedição dos Mandados de Busca. Participaram das operações a Polícia Civil, a Polícia Militar e os técnicos da Eletronorte, Ceron e Brasil Telecom.
Com a primeira parte da operação executada e a ampla divulgação na imprensa, iniciou-se a ação educativa. "Realizamos palestras educativas sobre o assunto e conscientizamos os sucateiros que é crime comprar produtos de origem duvidosa. Também foram distribuídos cartazes educativos em locais públicos", destacou a delegada.
Para manter o controle da situação, agora os sucateiros deverão registrar a compra e venda de cobre, bem como manter um arquivo de notas fiscais das transações comerciais, pois se algum produto ilegal for encontrado no estabelecimento comercial o proprietário poderá justificar a procedência do material, caso contrário é aberto um inquérito policial.
Marinha é Membro Nato do GGI
Durante a 34ª reunião ordinária do GGI também foi incluída a Marinha do Brasil como Membro Nato do gabinete. Com a inclusão da Marinha, agora as três Forças Armadas integram o GGI, outra vitória para a Segurança Pública do estado, se for considerada que "em Rondônia temos cerca de 1400 km de extensão de rios, que fazem fronteira com a Bolívia, o que faz da Marinha essencial na colaboração para execução de ações integradas na fronteira", destacou o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tenente-coronel Pm Evilásio Sena.
No decorrer da reunião ainda foi apresentado o relatório do 1º Fórum Internacional de GGI, realizado em novembro, em São Luís (MA), quando Rondônia foi destaque para todo o país, se tornando referência em Gestão Integrada. O Tribunal de Justiça de Rondônia também registrou a sua satisfação em fazer parte do gabinete, em razão da seriedade de seus membros.
Participaram da reunião do Tribunal de Justiça, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a base Aérea, a Polícia Rodoviária Federal, a Marinha, o Gabinete Militar, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Eletronorte.
Fonte: GGI - Autor: Érica Ferreira / AI SESDEC
Na manhã de hoje (18), uma operação de patrulhamento da Polícia Militar no conjunto habitacional popular Orgulho do Madeira resultou na prisão de um
Edsandra Costa da Silva, conhecida como “Vitória do CV”, foi presa no Acre
A acusada de isca, Edsandra Costa da Silva, conhecida como “Vitória do CV”, foi presa nesta sexta-feira, 17 de janeiro, em Sena Madureira, durante u
Facções ateiam fogo em ônibus de Porto Velho e do interior para retaliar ações da polícia
Veja a reportagem:
Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro
A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou em 2024 a Operação Corta Giro, uma inic