Sábado, 9 de abril de 2016 - 13h15
A perita odontóloga legal, Talita Lima de Castro Espicalsky, da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec) de Rondônia integra desde de 2015, o Grupo de Trabalho Perus criado para estudar ossadas encontrada em uma vala clandestina no cemitério do Perus, em São Paulo.
A descoberta ocorrida em 1990, apontou que entre as 1.049 ossadas estariam os restos mortais de desaparecidos políticos da época do Regime Militar, indigentes e vítimas de grupos de extermínio.
Com objetivo de esclarecer tais fatos, foi criado, através de um convênio firmado entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC/SP) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Grupo de Trabalho Perus.
Utilizando-se de técnicas e métodos de Antropologia Forense e de DNA Criminal, o grupo formado por antropólogos, arqueólogos e peritos oficiais de vários estados brasileiros, é responsável pela identificação das ossadas exumadas.
De acordo com a perita da Politec o trabalho é de extrema importância, pois fortalece o campo da antropologia e da genética forense e integra o esforço na busca por desaparecidos políticos no Brasil, através do uso da ciência, de forma imparcial e científica.
O Diretor Geral de Polícia Técnica, Girlei Veloso Marinho entende que a participação dos peritos oficiais de diversos estados, permite a troca de experiências entre os especialistas e o conhecimento adquirido pelos profissionais, poderá ser aplicado nas perícias realizadasnas instituições em que atuam nos seus estados, promovendo avanços e desenvolvimento das técnicas e metodologias.
Para o presidente do Sindicato dos Peritos Criminalístico de Rondônia (Sinpec-RO), Edilson Almeida de Souza,"a participação de uma perita criminal de Rondônia em um grupo de trabalho dessa magnitude, demonstra o quanto foi acertada a criação da Politecpelo governador Confúcio Moura.
Fonte: Ascom / Sindicato dos Peritos de RO
Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro
A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou em 2024 a Operação Corta Giro, uma inic
Polícia Militar lança Operação: "Aliança pela Vida, Moradia Segura"
Com o objetivo de garantir segurança aos moradores dos condomínios populares "Morar Melhor" e "Orgulho do Madeira", com ações para desarticular orga
Nesta quinta-feira (26/12), o MPRO, em conjunto com as forças de segurança pública, deflagrou a Operação Audácia 5, fruto de mais uma ação integrada
Após meses de investigações e operações policiais, Maico Raimundo da Silva, considerado um criminoso de alta periculosidade em Rondônia, foi localiz