Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

PF combate tráfico internacional de intorpecentes


São Paulo/SP - Foi finalizada ontem (31/10) a denominada Operação Espanha, que resultou na desarticulação de organização criminosa que enviava “mulas” brasileiras do aeroporto de Guarulhos/SP para o aeroporto de Madri/Espanha.

As mulas eram brasileiros recrutados em canteiros de obras da construção civil, que em principio acreditavam nas falsas promessas de trabalho em obras no exterior, entretanto, o objetivo era o transporte de cocaína em virtude de promessas de remuneratórias.

A quadrilha era integrada por brasileiros, espanhóis e equatorianos que  atuavam cerca de um ano na rota Guarulhos -Barajas.

A Operação Espanha teve início com a prisão de “mulas” em Guarulhos, que levaram ao monitoramento de brasileiros que as aliciavam e as enviavam pessoas ao território espanhol.

Com autorização da Justiça foi possível a atuação policial por meio da Ação Controlada, instituto legal que permite que a polícia ao invés de prender o criminoso quando embarca com a droga, o acompanhe sem prendê-lo naquele momento, objetivando a prisão posterior em situação que permita o desmantelamento da organização criminosa. Tal procedimento viabiliza não só a prisão dos transportadores, como principalmente dos chefes responsáveis pelo narcotráfico.

A Cooperação Policial somente foi possível porque a PF mantém na Espanha uma adidância policial que intermediou toda a ação junto às autoridades espanholas.

A Operação Espanha, até o momento, resultou em prisões em flagrante e preventiva de quatro pessoas, sendo que ainda existem integrantes foragidos em território europeu.  Juntamente com as prisões, foram apreendidos cerca de cinco quilos de cocaína.

Por determinação judicial não serão divulgados vídeos, imagens ou áudios da Operação.

Fonte: Polícia Federal

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia apreende 30 mil maços de cigarros contrabandeados em operação na fronteira de Rondônia

Polícia apreende 30 mil maços de cigarros contrabandeados em operação na fronteira de Rondônia

Durante a Operação FRONTEIRA SEGURA, voltada ao combate de crimes transfronteiriços na Fronteira Central do Estado de Rondônia, uma guarnição

Receita Federal e Polícia Federal participam de operação de combate a práticas ilícitas no comércio de gêneros alimentícios destinados à Venezuela

Receita Federal e Polícia Federal participam de operação de combate a práticas ilícitas no comércio de gêneros alimentícios destinados à Venezuela

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, na manhã desta terça-feira (18/02), a operação PUBLICANOS, que tem por objetivo apurar e combater

PF autoriza concurso para provimento de 1.000 novos cargos

PF autoriza concurso para provimento de 1.000 novos cargos

A Polícia Federal anunciou, nesta sexta-feira (14/02), a realização de um novo concurso público para o recrutamento e seleção de 1.000 novos policia

CV interligado: faccionado preso em Porto Velho é fugitivo do Acre e queria matar policiais em RO

CV interligado: faccionado preso em Porto Velho é fugitivo do Acre e queria matar policiais em RO

Um fugitivo do Complexo Penitenciário de Rio Branco (AC) e um foragido da Justiça foram presos na terça-feira (11) em Porto Velho, em apoio a uma op

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)