Sexta-feira, 1 de novembro de 2013 - 13h33
São Paulo/SP - Foi finalizada ontem (31/10) a denominada Operação Espanha, que resultou na desarticulação de organização criminosa que enviava “mulas” brasileiras do aeroporto de Guarulhos/SP para o aeroporto de Madri/Espanha.
As mulas eram brasileiros recrutados em canteiros de obras da construção civil, que em principio acreditavam nas falsas promessas de trabalho em obras no exterior, entretanto, o objetivo era o transporte de cocaína em virtude de promessas de remuneratórias.
A quadrilha era integrada por brasileiros, espanhóis e equatorianos que atuavam cerca de um ano na rota Guarulhos -Barajas.
A Operação Espanha teve início com a prisão de “mulas” em Guarulhos, que levaram ao monitoramento de brasileiros que as aliciavam e as enviavam pessoas ao território espanhol.
Com autorização da Justiça foi possível a atuação policial por meio da Ação Controlada, instituto legal que permite que a polícia ao invés de prender o criminoso quando embarca com a droga, o acompanhe sem prendê-lo naquele momento, objetivando a prisão posterior em situação que permita o desmantelamento da organização criminosa. Tal procedimento viabiliza não só a prisão dos transportadores, como principalmente dos chefes responsáveis pelo narcotráfico.
A Cooperação Policial somente foi possível porque a PF mantém na Espanha uma adidância policial que intermediou toda a ação junto às autoridades espanholas.
A Operação Espanha, até o momento, resultou em prisões em flagrante e preventiva de quatro pessoas, sendo que ainda existem integrantes foragidos em território europeu. Juntamente com as prisões, foram apreendidos cerca de cinco quilos de cocaína.
Por determinação judicial não serão divulgados vídeos, imagens ou áudios da Operação.
Fonte: Polícia Federal
Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro
A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou em 2024 a Operação Corta Giro, uma inic
Polícia Militar lança Operação: "Aliança pela Vida, Moradia Segura"
Com o objetivo de garantir segurança aos moradores dos condomínios populares "Morar Melhor" e "Orgulho do Madeira", com ações para desarticular orga
Nesta quinta-feira (26/12), o MPRO, em conjunto com as forças de segurança pública, deflagrou a Operação Audácia 5, fruto de mais uma ação integrada
Após meses de investigações e operações policiais, Maico Raimundo da Silva, considerado um criminoso de alta periculosidade em Rondônia, foi localiz