Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

PF desarticula grupo por fraudes em contratos públicos



Porto Velho/RO – A Polícia Federal deflagrou hoje (18) em conjunto com a Controladoria Geral da União – CGU, a Operação Ajuricaba*, que tem por objetivo desarticular um grupo criminoso que estaria fraudando a execução de contrato administrativo cujo objeto é a prestação de serviços de preparo de refeições para indígenas nas Casas de Apoio à Saúde do Índio (CASAIs) vinculadas ao Distrito Sanitário Especial Indígenas DSEI de Porto Velho/RO[1].

O controle da quantidade de refeições fornecidas pela empresa contratada para posterior pagamento pelos serviços prestados é realizado pelo DSEI de Porto Velho com base em ordens de serviço enviadas pelas CASAIs. Ocorre que no DSEI de Porto Velho essas ordens de serviço estariam sendo manipuladas para constar quantidade de refeições superior à realmente fornecida, bem como valores superiores aos correspondentes à prestação do serviço.

A PF teve acesso tanto às ordens de serviço originais, elaboradas nas CASAIs, quanto às ordens de serviços fraudadas, produzidas no DSEI de Porto Velho.

Com base nos documentos supramencionados constatou-se a materialidade delitiva, o que permitiu a representação pela busca e apreensão nos órgãos públicos e nas residência dos investigados, bem como a representação pelas conduções coercitivas dos suspeitos.

Foram cumpridos seis mandados de condução coercitiva, 11 mandados de busca e apreensão, sendo um em Humaitá/AM, um em Cacoal/RO, um em Guajará-Mirim, três em Ji-Paraná/RO e cinco em Porto Velho.

Os responsáveis poderão responder por falsidade ideológica, peculato, associação criminosa, modificação ilegal do contrato e favorecimento do contratado.

*O nome da operação é uma homenagem ao guerreiro líder e protetor dos indígenas Manaos conhecido como AJURICABA, que atacava tropas portuguesas que buscavam escravos indígenas no início do século XVIII.

Haverá coletiva de imprensa hoje (18) às 15h, na sede da Superintendência Regional da PF em Porto Velho. Na ocasião serão prestados maiores esclarecimentos sobre a investigação.

Fonte: Ascom/PF-RO
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia apreende 30 mil maços de cigarros contrabandeados em operação na fronteira de Rondônia

Polícia apreende 30 mil maços de cigarros contrabandeados em operação na fronteira de Rondônia

Durante a Operação FRONTEIRA SEGURA, voltada ao combate de crimes transfronteiriços na Fronteira Central do Estado de Rondônia, uma guarnição

Receita Federal e Polícia Federal participam de operação de combate a práticas ilícitas no comércio de gêneros alimentícios destinados à Venezuela

Receita Federal e Polícia Federal participam de operação de combate a práticas ilícitas no comércio de gêneros alimentícios destinados à Venezuela

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, na manhã desta terça-feira (18/02), a operação PUBLICANOS, que tem por objetivo apurar e combater

PF autoriza concurso para provimento de 1.000 novos cargos

PF autoriza concurso para provimento de 1.000 novos cargos

A Polícia Federal anunciou, nesta sexta-feira (14/02), a realização de um novo concurso público para o recrutamento e seleção de 1.000 novos policia

CV interligado: faccionado preso em Porto Velho é fugitivo do Acre e queria matar policiais em RO

CV interligado: faccionado preso em Porto Velho é fugitivo do Acre e queria matar policiais em RO

Um fugitivo do Complexo Penitenciário de Rio Branco (AC) e um foragido da Justiça foram presos na terça-feira (11) em Porto Velho, em apoio a uma op

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)