Quarta-feira, 12 de novembro de 2014 - 17h19
Marcelo Brandão
Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) anunciou hoje (12) o cumprimento de 38 mandados de busca e apreensão, 15 mandados de prisão e oito de condução coercitiva, em virtude da operação Ave de Rapina, que investiga crimes contra a administração pública de Florianópolis (SC).
Um dos indiciados no inquérito da PF é o vereador Marcos Aurélio Espíndola, conhecido como Badeko. O presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, o vereador César Luiz Belloni Faria, foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos e foi liberado em seguida.
Badeko se apresentou à PF por volta das 14h e está preso. Por telefone, a assessoria da Câmara Municipal informou que está aguardando maiores informações sobre a situação de Badeko para, depois, se manifestar sobre o caso.
De acordo com a PF, foi comprovada a existência de um esquema de corrupção na Câmara Municipal, no Instituto de Planejamento Urbana de Florianópolis e na Fundação Cultural Franklin Cascaes, ambos vinculados à prefeitura da capital catarinense. Servidores públicos recebiam dinheiro de empresários em troca da manutenção ou elaboração de contratos milionários que os beneficiassem.
A fraude nos contratos com a administração pública estadual apareceu também no mercado de radares e lombadas eletrônicas. Empresas do ramo simulavam concorrência em licitações, com apoio dos servidores, que recebiam propina em troca.
A PF investiga o caso há aproximadamente um ano, utilizando interceptação telefônica, monitoramento em vídeo, quebra de sigilo bancário e fotografias. Na operação de hoje foi apreendida quantia em torno de R$ 100 mil, mas alguns milhões de reais já foram movimentados na trama criminosa. O valor exato ainda não foi confirmado pela polícia.
“Foram vários contratos de 5 e de 10 milhões de reais com o município. As empresas passavam quase que mensalmente o pagamento aos servidores. O dinheiro era recebido por uma célula da organização que o distribuía”, explicou o delegado responsável pelas investigações, Alan Dias. Para ele, os envolvidos no esquema demonstraram “malícia e ardil para ludibriar todos que pagam seus impostos, com fraudes milionárias na prefeitura de Florianópolis e em outros órgãos da Administração Pública”.
O prefeito de Florianópolis, Cezar Souza Júnior, disse à imprensa que a prefeitura já está colaborando com as investigações. “Abrimos à Polícia Federal o acesso a toda a documentação, porque, ao lado da sociedade, somos os maiores interessados em que cada item seja elucidado”. Ele anunciou que três servidores comissionados, apontados nas investigações da PF, também foram exonerados.
Polícia apreende 30 mil maços de cigarros contrabandeados em operação na fronteira de Rondônia
Durante a Operação FRONTEIRA SEGURA, voltada ao combate de crimes transfronteiriços na Fronteira Central do Estado de Rondônia, uma guarnição
A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, na manhã desta terça-feira (18/02), a operação PUBLICANOS, que tem por objetivo apurar e combater
PF autoriza concurso para provimento de 1.000 novos cargos
A Polícia Federal anunciou, nesta sexta-feira (14/02), a realização de um novo concurso público para o recrutamento e seleção de 1.000 novos policia
CV interligado: faccionado preso em Porto Velho é fugitivo do Acre e queria matar policiais em RO
Um fugitivo do Complexo Penitenciário de Rio Branco (AC) e um foragido da Justiça foram presos na terça-feira (11) em Porto Velho, em apoio a uma op