Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

PF vai ter fiscalização mais rigorosa contra bancos


A Superintendencia da Polícia Federal em Rondônia, por meio da Delegacia de Controle de Segurança Privada, enviou ofício ao Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB/RO) na manhã desta quinta-feira, 23/2, confirmando que vai atender ao pedido do Sindicato em ampliar a fiscalização e possível autuação das agências bancárias de todo o Estado que ainda não cumprem as determinações da Lei Estadual nº 2.530.

A lei, de autoria do deputado Hermínio Coelho (PT – Porto Velho) e sancionada pelo governador Confúcio Moura no dia 25 de julho de 2011, torna obrigatória a instalação de dispositivos de segurança nas agências e postos de serviços de instituições financeiras.

No entanto, mesmo passados sete meses, os bancos instalados em Rondônia continuam insistindo em ignorar essas determinações e sequer se dão ao trabalho de dar uma justificativa plausível para os representantes dos trabalhadores, bem como à própria sociedade.

“A lei completou sete meses desde sua sanção pelo governador e, até o momento, mesmo depois de termos tido o cuidado de informar a edição da lei para cada instituição financeira instalada no Estado, os bancos continuam ignorando a lei ou, simplesmente, a desobedecendo. Isso comprova, novamente, que a preocupação dos bancos não é com as pessoas, mas simplesmente com o lucro”, avalia José Pinheiro, presidente do SEEB/RO.


ADEQUAÇÕES

Entre as adequações que deverão ser feitas pelos bancos e cooperativas de créditos estão a instalação de porta com detector de metais e travamento e retorno automático; sistema de monitoração e gravação de imagens 24 horas, câmeras com sensores de movimento de alta resolução, instalação de vidros que suportem até disparos de calibre .45 entre outras.

A lei prevê advertência para os estabelecimentos que não se adequarem e, em caso de reincidência, multas que podem chegar até 20.000 UPF’s (Unidade Padrão Fiscal) ou até mesmo o fechamento definitivo da agência.
 

NÚMEROS SOMBRIOS

Uma pesquisa nacional realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), confirmou que 49 pessoas foram assassinadas em assaltos envolvendo bancos em 2011, uma média de quatro vítimas fatais por mês, o que representa um aumento de 113,04% em relação a 2010, quando foram registradas 23 mortes.

Estes números sombrios levaram a PF a multar pelo menos dez bancos por descumprimento à lei federal nº 7.102/83, em montantes que, somados, chegaram a R$ 1.258 milhões.


 

PF vai ter fiscalização mais rigorosa contra bancos - Gente de Opinião

Fonte: Rondineli Gonzalez

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro

Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro

A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou em 2024 a Operação Corta Giro, uma inic

Polícia Militar lança Operação: "Aliança pela Vida, Moradia Segura"

Polícia Militar lança Operação: "Aliança pela Vida, Moradia Segura"

Com o objetivo de garantir segurança aos moradores dos condomínios populares "Morar Melhor" e "Orgulho do Madeira", com ações para desarticular orga

MPRO e forças de segurança deflagram a Operação Audácia 5 em três cidades e presídios de Rondônia e Mato Grosso do Sul

MPRO e forças de segurança deflagram a Operação Audácia 5 em três cidades e presídios de Rondônia e Mato Grosso do Sul

Nesta quinta-feira (26/12), o MPRO, em conjunto com as forças de segurança pública, deflagrou a Operação Audácia 5, fruto de mais uma ação integrada

Operação Argos: Polícia Militar localiza Maico Raimundo da Silva. Reação do foragido resultou em seu óbito no local

Operação Argos: Polícia Militar localiza Maico Raimundo da Silva. Reação do foragido resultou em seu óbito no local

Após meses de investigações e operações policiais, Maico Raimundo da Silva, considerado um criminoso de alta periculosidade em Rondônia, foi localiz

Gente de Opinião Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)