Quinta-feira, 5 de junho de 2008 - 10h44
Com o objetivo de estabelecer metas voltadas ao fortalecimento da cultura e integrar as ações do poder público para a valorização do patrimônio cultural brasileiro, foi lançado nessa terça-feira (03/06), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, o caderno de Diretrizes Gerais do Plano Nacional de Cultura, para os próximos dez anos. Entre as estratégias gerais do Plano estão a universalização do acesso dos brasileiros à produção cultural e a consolidação dos sistemas de participação social na gestão de políticas públicas.
Para a Deputada Marinha Raupp (PMDB), membro da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura, esse é um importante instrumento para o processo cultural brasileiro, já que apresenta estratégias e diretrizes para a execução de políticas públicas voltadas à cultura, além de possibilitar a participação e contribuição dos mais diversos setores no processo de elaboração do Plano. Segundo Marinha, outra importante medida é a aprovação da PEC 150/2003, que defende a aplicação de no mínimo 2% da receita da União em ações para a produção e difusão da cultura e preservação do patrimônio cultural.
A proposta final do Plano será apreciada pelo Congresso Nacional e representará o resultado de uma ampla discussão na sociedade, implementadas a partir da realização de Seminários Regionais em todo o país, onde serão recolhidas contribuições de modo que sejam contempladas as demandas dos diversos segmentos culturais. Nesse contexto, a Deputada Marinha, com o apoio do gerente da Secretaria de Articulação Institucional (SAI/MinC), Fred Maia, e parceria com a Ex-Secretária de Educação, Cultura e Esporte de Ouro Preto do Oeste, Rosária Helena, pretende realizar no município reunião preparatória para tratar da implementação do Plano Nacional de Cultura.
Também participaram do evento o Secretário Executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira, Secretário de Políticas Culturais, Alfredo Manevy, Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura, Deputado José Fernando Aparecido de Oliveira, o Presidente da Comissão de Educação e Cultura, Deputado João Matos, Deputado Sarney Filho, do Gerente do Memorial dos Povo Indígenas, Marcos Terena, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, Presidente da Funarte, Celso Frateschi, entre outros.
Histórico
A criação do Plano Nacional de Cultura está prevista na Constituição Federal desde a aprovação da emenda Constitucional nº 48, de 2005. As propostas do plano foram construídas desde 2003, em conferências, seminários regionais e fóruns virtuais. Atualmente, encontra-se em tramitação na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, sob a forma do Projeto de Lei nº 6.835, 2006. Para sua efetiva implementação, o Plano depende de aprovação no Congresso Nacional.
Fonte: Ascom
Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados
Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in
PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int
Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia
A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,
PF apreende R$100 mil que seriam utilizados para compra de votos
Veja a reportagem: