Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

PM muda estratégia do policiamento comunitário em PVH


 Gente de Opinião

Bases serão apenas apoio para policiais, que estarão nas ruas

Nenhuma Base de Policiamento Comunitário foi fechada em Porto Velho. A informação é do coronel Ênedy Dias de Araújo, coordenador regional de policiamento  da Polícia Militar. Ele explica que, a partir de agora, as bases servem apenas de ponto de apoio aos policiais de plantão.

“Se o prédio estiver fechado é porque os policiais estão fazendo ronda ostensiva pelas ruas do bairro”, diz o oficial. Ele assumiu o setor no dia 2 de março e promoveu mudanças na metodologia de trabalho nas Bases de Policiamento Comunitário (BPC) para melhor atender a comunidade.

O coronel Ênedy tem vasta experiência no policiamento comunitário, pois já comandou os batalhões da PM nas cidades de Ji-Paraná, Jaru e Ariquemes. Sob sua jurisdição estão os municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Guajará-Mirim.

Segundo o militar, foram feitas mudanças operacionais que afetaram as Bases de Policiamento Comunitário. Com as alterações, o policial deixa de fazer o trabalho estático reativo, em que só intervém depois que o crime acontece. Agora, atua mais na forma preventiva, evitando que o delito aconteça. “Tiramos o policial que cumpria o plantão dentro da base e o colocamos na rua, numa atividade de prevenção. Sua presença na rua irá inibir o crime e dará maior proteção ao cidadão”, afirmou o coronel.

A nova metodologia faz com que os policiais passem 20 minutos percorrendo o bairro num veículo. Ao final deste tempo, a equipe retorna para a base, onde permanece o mesmo período. A operação se repete até que seja concluído o plantão de 12 horas.

190

O coordenador explica se acontecer algum fato que necessite da presença da PM, o cidadão deve ligar para o número 190 que a ocorrência será atendida por uma patrulha. A equipe da ronda móvel preventiva não pode se ausentar o bairro onde fica a base de apoio.

Em Porto Velho existem cinco Bases de Policiamento Comunitário, que estão localizadas nos bairros Caladinho, Cohab Floresta, 4 de Janeiro (Crato), Jardim Santana e Terminal Rodoviário. Segundo o coronel Ênedy, a Companhia de Operações Especiais (COE), que tem sede no bairro Cohab, também funciona como uma BPC, pois tem plantão 24 horas e atende a comunidade em suas demandas. As bases funcionam 24 horas por dia.
 


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: PM-RO
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)