Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

PM-RO vai chamar policiais cedidos a órgãos públicos


Gente de Opinião

Os policiais militares que estão lotados em órgãos públicos e fora das funções profissionais terão que retornar ao serviço policial para atender as demandas da população. O anúncio foi feito ontem, sexta-feira (30), pelo coronel PM Fernando Luiz Brum Prettz, comandante geral da Polícia Militar, durante café da manhã que reuniu o Conselho Comunitário de Segurança, que é formado lideranças comunitárias, no quartel do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM). Prettz também ouviu sugestões e elogios de presidentes de associações de moradores ao trabalho realizado nos bairros.

O café da manhã no 5º BPM é um encontro que acontece toda última sexta-feira do mês. Nela, é reforçada a integração da Polícia Militar com a comunidade. As lideranças representam os bairros da cidade e, na ocasião, apresentam propostas e apontam demandas, ao mesmo tempo em que são buscadas soluções.

O tenente-coronel PM Alexandre Luiz Freitas Almeida, comandante do 5º BPM, considera esta parceria fundamental para que a Polícia Comunitária seja consolidada e para que missão do batalhão seja realizada com eficiência.

 Cedência

Nesta manhã, falando aos líderes comunitários, o comandante geral da PM, coronel Prettz, lembrou que há déficit de efetivo e que cerca de 400 policiais estão em fora das funções, prestando serviço em órgãos públicos. Ele disse que vai pedir formalmente o retorno deste contingente para que a instituição possa utilizar melhor os recursos humanos.

Segundo Prettz, a transposição de servidores estaduais para os quadros da União deve acelerar a aposentadoria de policiais e isto vai provocar ainda mais baixas nos quadros da PM.

O comandante da PM também informou que estão em andamento gestões para que a Força Nacional de Segurança instale uma base em Porto Velho, o que vai representar um reforço substancial na prestação de serviços à população, pois haverá efetivo para uso imediato quando houve necessidade.

O líder comunitário Ruslan Magalhães de Abreu, representa o Setor 16, que engloba os bairros Marcos Freire, Ulisses Guimarães, Ronaldo Aragão, Mariana, São Francisco, Airton Sena, além do setor chacareiro e bacia leiteira. Ele diz que foi roubado três vezes e que a situação melhorou com a vigência do Conseg. Ele quis saber quando será instalado o posto policial em sua região e foi informado que ainda faltam algumas providências, que independem da PM.

Elias Soares, representante de bairros da Zona Sul, parabenizou o 5º BPM por fortalecer a relação com a comunidade e destacou que a situação em sua região melhorou muito. “Sabemos que ainda não é o ideal, mas há avanços que devem ser considerados”, afirmou.

Criminalidade

O coronel PM Luiz Alexandre Almeida disse que o policiamento nos bairros de abrangência do 5º BPM se fortalece no apoio que recebe da comunidade. “Ninguém é mais autêntico que a população para debater e buscar soluções para o combate a criminalidade”, destacou.

O Conselho Comunitário de Segurança – Conseg reúne representantes da segurança pública e da comunidade para discutir e propor melhorias para enfrentamento da criminalidade. Para isto, a cidade foi dividida em setores e, estes, por bairros.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Foto: Marcos Freire e Polícia Militar
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia apreende 30 mil maços de cigarros contrabandeados em operação na fronteira de Rondônia

Polícia apreende 30 mil maços de cigarros contrabandeados em operação na fronteira de Rondônia

Durante a Operação FRONTEIRA SEGURA, voltada ao combate de crimes transfronteiriços na Fronteira Central do Estado de Rondônia, uma guarnição

Receita Federal e Polícia Federal participam de operação de combate a práticas ilícitas no comércio de gêneros alimentícios destinados à Venezuela

Receita Federal e Polícia Federal participam de operação de combate a práticas ilícitas no comércio de gêneros alimentícios destinados à Venezuela

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, na manhã desta terça-feira (18/02), a operação PUBLICANOS, que tem por objetivo apurar e combater

PF autoriza concurso para provimento de 1.000 novos cargos

PF autoriza concurso para provimento de 1.000 novos cargos

A Polícia Federal anunciou, nesta sexta-feira (14/02), a realização de um novo concurso público para o recrutamento e seleção de 1.000 novos policia

CV interligado: faccionado preso em Porto Velho é fugitivo do Acre e queria matar policiais em RO

CV interligado: faccionado preso em Porto Velho é fugitivo do Acre e queria matar policiais em RO

Um fugitivo do Complexo Penitenciário de Rio Branco (AC) e um foragido da Justiça foram presos na terça-feira (11) em Porto Velho, em apoio a uma op

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)