Sábado, 24 de novembro de 2012 - 14h01
Acontece na próxima segunda-feira (26), a partir das 16h30, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, em Porto Velho, a formatura geral para comemorar os 37 anos de criação da Instituição.
O governador Confúcio Moura assinará o decreto criando o Memorial Histórico da Polícia Militar do Estado de Rondônia.
Origem
A Guarda Territorial criada em 1944, contribuiu expressivamente no processo de desenvolvimento do Estado de Rondônia, antecedendo com a nobre e árdua missão de garantir a ordem publica.
Em 26 novembro de 1975, através da Lei n° 6270, ainda no antigo território Federal, nascia a Policia Militar do Estado de Rondônia (PM-RO) com um efetivo de 240 policias militares. A PM foi regulamentada em 11 de janeiro de 1977 através do Decreto Federal n° 79108.
Hoje a PM conta com um efetivo de homens e mulheres que se desdobram diuturnamente para aproximar a comunidade das ações policiais, procurando colocar em pratica ações de modernizações e aperfeiçoamento no atendimento a sociedade.
De acordo com o comandante da PM, o coronel Paulo Cesar de Figueiredo, no seu comando, além da implantação da filosofia de Polícia Comunitária que vai de encontro ao anseio da comunidade, há a atuação diante da criminalidade e impondo limites aos que vivem margeando a lei e aos que necessitam de apoio.
Atendimento
A Policia Militar está em um processo continuo de combate à criminalidade, buscando se tornar mais eficaz valorizando a imagem da Corporação, integrando a sociedade no incansável e árduo dever de promover uma segurança pública mais coesa e eficaz.
O coronel Cesar enfatizou que com o apoio do governador Confucio Moura, o Comando vem primando pela eficiência no atendimento, calcado em ações detalhadamente planejadas, contando com policiais cumpridores de missões, preparados para os mais complexos deveres de forma rápida, colocando a própria vida em risco para cumprir as missões a eles atribuídas. Como diz a canção: “Policia Militar de Rondônia sabe honrar, a terra que os heróis viris, souberam conquistar, não teme o perigo na missão de construir, o bem estar geral no ideal de servir”.
Comandos
Nestes 37 anos, passaram 21 comandantes gerais, deixando seus legados sem medir esforços para que a Corporação galgasse o patamar que hoje se encontra.
O Estado evoluiu e estar em um processo de modernização acelerada e a Corporação acompanhou, e acompanha, o desenvolvimento buscando recursos, parcerias, convênios a fim de levar melhorias aos quatro cantos do Estado.
Estrutura
O Comando dividiu o Estado em três Coordenadorias Regionais de Policiamento CRP, CRP2 E CRP3, onde estão subdivididos em Batalhões e Companhias Independentes sendo:
1° BPM “Batalhão Rondon”; 2° BPM “Batalhão Tiradentes”; 3° BPM “Batalhão Jorge Teixeira”; 4° BPM “Batalhão Capitao Rui Luis Teixeira” 5° BPM “Batalhão Belmont”; 6° BPM “Batalhao Mamoré”; 7° BPM “Batalhão Capitão Silvio” e BPA “Batalhão de Policia Ambiental”. Ainda 1ª Companhia Independente de Policiamento Ostensivo (1ª CIPO), Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Cia. Tran), Companhia de Operações Especiais (COE) e Companhia Independente de Policiamento de Guarda “Cia. de Guarda”. Essas Unidades Operacionais se fracionam em Companhias, Pelotões, grupos nos mais longínquos locais do Estado, estando presente nos 52 municípios, distritos e vilas rondonienses.
Cesar observou que ao longo desses anos foram transpostos vários obstáculos. “Galgamos vitórias, conquistamos o respeito e o apreço da população rondoniense, tudo isso com muito trabalho e dedicação desprendida incansavelmente em prol de um Estado mais seguro, tendo ciência que somente a exaustão leva a perfeição. Esta é a Polícia Militar, A garantia que você quer, com a segurança que você precisa”.
Fonte: Decom
Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados
Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in
PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int
Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia
A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,
PF apreende R$100 mil que seriam utilizados para compra de votos
Veja a reportagem: