Terça-feira, 29 de março de 2011 - 18h33
O coordenador de políticas públicas para a juventude da prefeitura de Porto Velho, Samuel Pessoa, participou de reunião na Secretaria Nacional de Segurança, em Brasília (DF), com vistas à criação e implantação do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública Municipal (GGIM). A reunião foi com o coordenador de programas e projetos especiais, Alex da Rocha Brandão, que prometeu apoio à iniciativa da prefeitura.
Conforme Samuel Pessoa, o Governo Federal garantiu que vai custear todas as despesas que envolvem a montagem do GGIM, inclusive com computadores interligados ao Sistema Nacional de Segurança Pública. Com isso, todas as ações do gabinete serão comunicadas diretamente a Brasília, que ficará responsável em fazer a articulação com outros órgãos, como Polícias Federal e Rodoviária Federal, para ações conjuntas com a prefeitura.
Samuel Pessoa informou que a proposta de minuta para a criação do GGIM, bem como a proposta do regimento interno, já se encontram em análise na Procuradoria Geral do Município (PGM). “Nossa expectativa é de que o gabinete seja criado ainda em abril, pois recebendo o aval da PGM, fica dependendo tão somente de um decreto do executivo, e o prefeito Roberto Sobrinho tem todo interesse em colocar o projeto em prática o quanto antes possível”, comentou.
De acordo com o projeto, o GGIM será composto por representantes da Semed, Semusa, Semes, Semas, Semfaz, Emdur, Semusb, Semob, defesa Civil e Coordenadoria de Posturas. Da parte dos governos estadual e federal, farão parte do gabinete a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, informou Samuel Pessoa. “Esse será um dos melhores instrumentos de segurança para o Município”, avaliou.
Por orientação da Secretaria Nacional de Segurança, a prefeitura está coletando dados estatísticos sobre evasão escolar, homicídios, roubos e furtos de veículos e roubos em residências. “São dados que vão nos possibilitar a implantação dos territórios da paz, onde a prefeitura vai entrar com um conjunto de ações ligadas ao esporte, cultura, lazer, limpeza de ruas e educação, dentre outros, com objetivo de diminuir a violência”, disse.
Por sua vez, o Governo Estadual atuará com o policiamento comunitário (PM), corpo de Bombeiros e Defesa Civil. A União dará todo suporte necessário com monitoramento, financiamento e avaliação das ações aplicadas. “Acreditamos que essa união de forças irá contribuir para a diminuição da violência em nossa cidade”, finalizou.
Fonte: Augusto José
Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro
A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou em 2024 a Operação Corta Giro, uma inic
Polícia Militar lança Operação: "Aliança pela Vida, Moradia Segura"
Com o objetivo de garantir segurança aos moradores dos condomínios populares "Morar Melhor" e "Orgulho do Madeira", com ações para desarticular orga
Nesta quinta-feira (26/12), o MPRO, em conjunto com as forças de segurança pública, deflagrou a Operação Audácia 5, fruto de mais uma ação integrada
Após meses de investigações e operações policiais, Maico Raimundo da Silva, considerado um criminoso de alta periculosidade em Rondônia, foi localiz