Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Prefeitura: ‘Década de Ação pela Segurança no Trânsito’


 
A prefeitura de Porto Velho, por meio da secretaria municipal de Saúde (Semusa), em parceria com o departamento estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/Ro), realizará no dia 11 de maio, a partir das 8h, em todas as unidades de Saúde, o lançamento municipal da “Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020”. Segundo o secretário da Semusa Williames Pimentel, o objetivo principal do evento é despertar a atenção para essa campanha decenal com foco no impacto dessa crise global de segurança no trânsito, contribuindo para despertarPrefeitura: ‘Década de Ação pela Segurança no Trânsito’ - Gente de Opinião ações individuais e coletivas de prevenção e proteção, e também desenvolver atividades sobre segurança no trânsito para a população portovelhense, de acordo com a área de abrangência das Unidades de Saúde da Família (USF). “A prefeitura busca incentivar discussões e criar atividades que explorem a real importância do uso dos itens de segurança para adultos e dos dispositivos de retenção adequado às condições da criança e adolescentes”, disse Pimentel.

De acordo com a coordenadora municipal de Doenças e Agravos, do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Régia Martins, a prefeitura vai contar com a parceria das secretarias municipais de Trânsito (Semtran), de Educação (Semed), Policia Rodoviária Federal (PRF), Coordenação Estadual de DANT/Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa/RO). “Através destas parcerias será possível realizar uma série de atividades que tenham como finalidade a segurança no trânsito a fim de contribuir para prevenção das lesões e mortes provocadas pelo trânsito, além de garantir a segurança viária e a paz no trânsito. Realizaremos pit stops, panfletagem, orientações nas unidades de saúde, como também serão realizadas Blitz educativas por toda a cidade”, disse.

No último dia 20 de abril técnicos da Semusa (Dant/Dvea, DPE, DAB, Niemsus), da Semed, da Semtran, do Detran, da Agevisa/Sesau, da Polícia Rodoviária Federal e alunos do Curso de Enfermagem da UNIR estiveram reunidos para planejarem a programação das ações de promoção em saúde no trânsito e lançamento municipal da “década de ação pela segurança no trânsito 2011-2020”

Programação

Para que grande parte da população de Porto Velho seja atingida com estas informações, diversas atividades serão desenvolvidas, que culminarão com a realização de ações pelas Unidades de Saúde da Família em sua área de abrangência. Com ênfase a realização de reunião com os diretores e coordenadores de equipes das Unidades Saúde da Família, no dia 05 de maio (quinta-feira), na FATEC, às 14h, para apresentação da situação de saúde frente ao agravo e propostas de ações a serem desenvolvidas pelas USF; Realização de reunião com representantes da Secretária de Municipal de Educação (SEMED) no dia 06 de maio (sexta-feira), na FATEC, às 9 horas, para apresentação da situação de saúde frente ao agravo e propostas de ações a serem desenvolvidas pelas Escolas Municipais; Realização de Pit Stop no dia 11 de maio (quarta-feira), das 8 às 9 horas, nos cruzamentos de maior movimentação, mais próximos da USF (conforme tabela abaixo), visando despertar a atenção da população para essa campanha decenal, contribuindo assim para despertar ações individuais e coletivas de prevenção e proteção de segurança no trânsito.
 

Trânsito no mundo

A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas no dia 02 de março de 2010 proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, para estimular esforços com o objetivo de conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta.

Dentre as causas externas, os acidentes de transporte destacam-se em termos de magnitude, tanto de mortes, quanto de feridos. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) durante o ano de 2002, acidentes com vítimas, no Brasil, ocorreram em 251.876 casos, sendo 318.313 vítimas não-fatais e 18.877 vítimas fatais (BRASIL, 2005; PEREIRA et al., 2007).

Porto Velho se destaca em relação aos acidentes de trânsito sendo uma das principais causas de óbito na capital. O número de mortes por acidentes de trânsito vem crescendo mais do que em outras capitais, com um número maior de pessoas e de frota veicular, sobretudo nos últimos anos. No ano de 2010, Porto Velho ocupou o 1° lugar em acidentes de trânsito com índice de 1.229.4 por 100.000 habitantes e colocando-se em 9º lugar quando se trata de vítimas fatais, ao comparar com os demais municípios do estado.


Abaixo os endereços dos locais onde haverá Pit Stop:

UNIDADE DE SAÚDE LOCAL DO PIT STOP
US Osvaldo Piana Rua Campos Sales c/ Rua Alexandre Guimarães
USF Santo Antônio Av. Rogério Weber c/ Av.7 de Setembro
USF Renato Medeiros Rua Campos Sales c/ Av. Jatuarana
USF Vila Princesa Entrada da UNIR
USF Pedacinho de Chão Av. Rio Madeira c/ Av.Costa e Silva

USF Agenor de Carvalho Rua Rio de Janeiro c/ Av. Rio Madeira
Rua Raimundo Cantuária, c/ Guaporé
Av. Rio Madeira c/ Av. Sete de Setembro
USF São Sebastião Av. Costa e Silva c/ Farquar
USF Ronaldo Aragão Blitz no Bairro Nacional
SEMTRAN Av. Calama c/ Av. Rio Madeira
US Mauricio Bustane Av.Jorge Teixeira c/ Abunã
Rafael Vaz e Silva Nações Unidas c/ Amazonas
CAPS II Av. Vieira Caúla c/ Av. Rio Madeira
CAPS AD Av. Calama c/ Campos Sales
Nova Floresta Rua Campos Sales c/ Av. Jatuarana
USF Mariana Rua União c/ Rua Plácido de Castro
Areal da Floresta Av. Jorge Teixeira c/ Trevo do Roque
USF Aponiã Av. Calama c/ Rua Andréia
USF Ernandes Índio Av. Mamoré c/ Caúla
USF Hamilton Gondim Rua Amador dos Reis c/ Alexandre Guimarães
USF Manoel A. de Matos Av. Jatuarana c/ Rua Tancredo Neves
USF José Adelino Blitz na Rua Orion
USF Socialista Av. Rio de Janeiro c/ Mamoré
USF Caladinho Av. Jatuarana c/ Rua Nova República


Fonte
: Meiry Santos & Semusa
Foto: do Trânsito, Blitz da Semtran, Samu,

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro

Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro

A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou em 2024 a Operação Corta Giro, uma inic

Polícia Militar lança Operação: "Aliança pela Vida, Moradia Segura"

Polícia Militar lança Operação: "Aliança pela Vida, Moradia Segura"

Com o objetivo de garantir segurança aos moradores dos condomínios populares "Morar Melhor" e "Orgulho do Madeira", com ações para desarticular orga

MPRO e forças de segurança deflagram a Operação Audácia 5 em três cidades e presídios de Rondônia e Mato Grosso do Sul

MPRO e forças de segurança deflagram a Operação Audácia 5 em três cidades e presídios de Rondônia e Mato Grosso do Sul

Nesta quinta-feira (26/12), o MPRO, em conjunto com as forças de segurança pública, deflagrou a Operação Audácia 5, fruto de mais uma ação integrada

Operação Argos: Polícia Militar localiza Maico Raimundo da Silva. Reação do foragido resultou em seu óbito no local

Operação Argos: Polícia Militar localiza Maico Raimundo da Silva. Reação do foragido resultou em seu óbito no local

Após meses de investigações e operações policiais, Maico Raimundo da Silva, considerado um criminoso de alta periculosidade em Rondônia, foi localiz

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)