Sexta-feira, 29 de abril de 2011 - 16h18
A prefeitura de Porto Velho, por meio da secretaria municipal de Saúde (Semusa), em parceria com o departamento estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/Ro), realizará no dia 11 de maio, a partir das 8h, em todas as unidades de Saúde, o lançamento municipal da “Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020”. Segundo o secretário da Semusa Williames Pimentel, o objetivo principal do evento é despertar a atenção para essa campanha decenal com foco no impacto dessa crise global de segurança no trânsito, contribuindo para despertar ações individuais e coletivas de prevenção e proteção, e também desenvolver atividades sobre segurança no trânsito para a população portovelhense, de acordo com a área de abrangência das Unidades de Saúde da Família (USF). “A prefeitura busca incentivar discussões e criar atividades que explorem a real importância do uso dos itens de segurança para adultos e dos dispositivos de retenção adequado às condições da criança e adolescentes”, disse Pimentel.
De acordo com a coordenadora municipal de Doenças e Agravos, do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Régia Martins, a prefeitura vai contar com a parceria das secretarias municipais de Trânsito (Semtran), de Educação (Semed), Policia Rodoviária Federal (PRF), Coordenação Estadual de DANT/Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa/RO). “Através destas parcerias será possível realizar uma série de atividades que tenham como finalidade a segurança no trânsito a fim de contribuir para prevenção das lesões e mortes provocadas pelo trânsito, além de garantir a segurança viária e a paz no trânsito. Realizaremos pit stops, panfletagem, orientações nas unidades de saúde, como também serão realizadas Blitz educativas por toda a cidade”, disse.
No último dia 20 de abril técnicos da Semusa (Dant/Dvea, DPE, DAB, Niemsus), da Semed, da Semtran, do Detran, da Agevisa/Sesau, da Polícia Rodoviária Federal e alunos do Curso de Enfermagem da UNIR estiveram reunidos para planejarem a programação das ações de promoção em saúde no trânsito e lançamento municipal da “década de ação pela segurança no trânsito 2011-2020”
Programação
Para que grande parte da população de Porto Velho seja atingida com estas informações, diversas atividades serão desenvolvidas, que culminarão com a realização de ações pelas Unidades de Saúde da Família em sua área de abrangência. Com ênfase a realização de reunião com os diretores e coordenadores de equipes das Unidades Saúde da Família, no dia 05 de maio (quinta-feira), na FATEC, às 14h, para apresentação da situação de saúde frente ao agravo e propostas de ações a serem desenvolvidas pelas USF; Realização de reunião com representantes da Secretária de Municipal de Educação (SEMED) no dia 06 de maio (sexta-feira), na FATEC, às 9 horas, para apresentação da situação de saúde frente ao agravo e propostas de ações a serem desenvolvidas pelas Escolas Municipais; Realização de Pit Stop no dia 11 de maio (quarta-feira), das 8 às 9 horas, nos cruzamentos de maior movimentação, mais próximos da USF (conforme tabela abaixo), visando despertar a atenção da população para essa campanha decenal, contribuindo assim para despertar ações individuais e coletivas de prevenção e proteção de segurança no trânsito.
Trânsito no mundo
A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas no dia 02 de março de 2010 proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, para estimular esforços com o objetivo de conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta.
Dentre as causas externas, os acidentes de transporte destacam-se em termos de magnitude, tanto de mortes, quanto de feridos. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) durante o ano de 2002, acidentes com vítimas, no Brasil, ocorreram em 251.876 casos, sendo 318.313 vítimas não-fatais e 18.877 vítimas fatais (BRASIL, 2005; PEREIRA et al., 2007).
Porto Velho se destaca em relação aos acidentes de trânsito sendo uma das principais causas de óbito na capital. O número de mortes por acidentes de trânsito vem crescendo mais do que em outras capitais, com um número maior de pessoas e de frota veicular, sobretudo nos últimos anos. No ano de 2010, Porto Velho ocupou o 1° lugar em acidentes de trânsito com índice de 1.229.4 por 100.000 habitantes e colocando-se em 9º lugar quando se trata de vítimas fatais, ao comparar com os demais municípios do estado.
Abaixo os endereços dos locais onde haverá Pit Stop:
UNIDADE DE SAÚDE LOCAL DO PIT STOP
US Osvaldo Piana Rua Campos Sales c/ Rua Alexandre Guimarães
USF Santo Antônio Av. Rogério Weber c/ Av.7 de Setembro
USF Renato Medeiros Rua Campos Sales c/ Av. Jatuarana
USF Vila Princesa Entrada da UNIR
USF Pedacinho de Chão Av. Rio Madeira c/ Av.Costa e Silva
USF Agenor de Carvalho Rua Rio de Janeiro c/ Av. Rio Madeira
Rua Raimundo Cantuária, c/ Guaporé
Av. Rio Madeira c/ Av. Sete de Setembro
USF São Sebastião Av. Costa e Silva c/ Farquar
USF Ronaldo Aragão Blitz no Bairro Nacional
SEMTRAN Av. Calama c/ Av. Rio Madeira
US Mauricio Bustane Av.Jorge Teixeira c/ Abunã
Rafael Vaz e Silva Nações Unidas c/ Amazonas
CAPS II Av. Vieira Caúla c/ Av. Rio Madeira
CAPS AD Av. Calama c/ Campos Sales
Nova Floresta Rua Campos Sales c/ Av. Jatuarana
USF Mariana Rua União c/ Rua Plácido de Castro
Areal da Floresta Av. Jorge Teixeira c/ Trevo do Roque
USF Aponiã Av. Calama c/ Rua Andréia
USF Ernandes Índio Av. Mamoré c/ Caúla
USF Hamilton Gondim Rua Amador dos Reis c/ Alexandre Guimarães
USF Manoel A. de Matos Av. Jatuarana c/ Rua Tancredo Neves
USF José Adelino Blitz na Rua Orion
USF Socialista Av. Rio de Janeiro c/ Mamoré
USF Caladinho Av. Jatuarana c/ Rua Nova República
Fonte: Meiry Santos & Semusa
Foto: do Trânsito, Blitz da Semtran, Samu,
Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados
Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in
PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int
Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia
A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,
PF apreende R$100 mil que seriam utilizados para compra de votos
Veja a reportagem: