Terça-feira, 17 de julho de 2007 - 14h47
O preso provisório irá votar nas próximas eleições, garantiu o presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), desembargador Roosevelt Queiroz Costa, em reunião na manhã desta terça-feira (17) com o presidente do Conselho Penitenciário Estadual (Copen/RO), Gabriel Tomasete e o juiz titular da Vara de Execuções Penais da Capital (VEP), Sérgio William Domingues Teixeira.
De acordo com o desembargador, o TRE/RO estará trabalhando para implementar ainda na sua gestão a possibilidade do exercício do direito de voto pelo preso provisório, que é aquele que ainda não recebeu sentença condenatória da justiça.
O pedido para que os presos provisórios possam votar foi feito pelo Copen/RO em 2005, com o apoio irrestrito do Judiciário, através da VEP. "Não será afastando e isolando completamente o preso que o problema da criminalidade será resolvido. O preso precisa se sentir incluído, para vir a se encaixar na sociedade mais tarde.", destacou Tomasete.
Sérgio William enfatiza que "o preso provisório ainda tem os direitos políticos e, portanto, pode votar. É um direito constitucional".
O presidente do Copen/RO informou que o Departamento Penitenciário Nacional (Depen/MJ), através do diretor Maurício Kuehne, tem acompanhado todo o processo desta solicitação para que Rondônia possa dar direito de voto a estes presos, como tem ocorrido nos estados do Amazonas, Amapá, Acre, Ceará, Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Sul, Sergipe e Pernambuco.
Em Rondônia existem 1.483 presos provisórios homens e 134 mulheres, segundo dados do Sistema de Informações Penitenciárias da Secretaria de Administração Penitenciária de Rondônia (Seapen).
Luiz Alexandre
Assessoria/Seapen
Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados
Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in
PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int
Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia
A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,
PF apreende R$100 mil que seriam utilizados para compra de votos
Veja a reportagem: