Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

PRF quase triplica quantidade drogas apreendidas


Ontem, terça-feira(13.12), a Policia Rodoviária Federal(PRF) apresentou alguns números comparativos das apreensões registradas durante a Operação Sentinela 2011 e 2010, realizada nas áreas fronteiriças dos estados de Rondônia e Acre. O balanço da operação apresentou sados positivos.PRF quase triplica quantidade drogas apreendidas - Gente de Opinião

Com o objetivo de proteger as nossas fronteiras atuando no combate aos criminosos que efetivam as suas ações transnacionais adentrando em Pais, a Operação Sentinela teve início em julho do corrente ano e é parte integrante da Politica Nacional de Fronteira.

Para cumprir sua missão, a PRF contou com o reforço de um helicóptero, viaturas e Agentes PRFs de diversos estados, auxiliando na fiscalização das rodovias federais que se faz presente de forma ostensiva, realizando rondas em todo o trecho, combatendo as ações de quadrilhas especializadas no tráfico de drogas, armas, contrabando, roubo de cargas e veículos, prestando auxílios aos usuários, entre outros trabalhos.

Rondônia possuí aproximadamente 1.342km de faixa de fronteira com a Bolívia e o Acre , 618km com o mesmo pais e ainda cerca de 1.430km com o Peru. Ambos os estados possuem grande bacia hidrográfica e uma densa floresta tropical que ao mesmo tempo facilita as ações de criminosos e dificultam a repressão aos crimes.

Neste ano, foram apreendidos R$ 104.900,00 em dinheiro, 533m³ de madeira transportada irregularmente, mil unidades de palmitos. 27 armas de fogo, 356 munições, 10.389 pacotes de cigarro, 13.998 DVDs/Cds, 24.354 medicamentos irregular, 210 pessoas presas, dentre outros. (vide tabela em anexa). Ao efetuarmos a comparação dos números atuais com os dados da operação sentinela 2010, podemos concluir que as apreensões de drogas cresceram substancialmente, principalmente no que se refere a cocaína. Foram pouco mais de 173 kg de cocaína apreendida, em diversas ocorrências, em 2011. comparativamente aos aproximadamente 70 kg apreendidos em 2010, tivemos um aumento de 283% da apreensão de Cocaína.

As artimanhas utilizadas pelos criminosos no intuito de burlar a lei e conseguir efetuar atos nefastos a sociedade são os mais variados. Vão desde a cooptação de pessoas simples da comunidade conhecidas por mulas, que levam drogas afixadas em seus corpos, ou mesmo, ingerindo-as. Mula se refere a pessoas que, conscientemente ou não, transportam droga em seu corpo. Vale ressaltar que, o valor pago para a ingestão dos entorpecentes, torna-se irrisório se comparado aos riscos a que o organismo ficam exposto.

Alguns meliante se utilizam de formas mais complexas para acobertar o transporte dos ilícitos. Como exemplo: veículos contendo mecanismos que acionam compartimentos ocultos no interior do veículo, onde podem esconder drogas, cartões clonados, contrabandos, etc. Diante dos fatos, para conseguir flagrantear os ilícitos os policiais precisam cada vez mais contar com a astucia e o profissionalismo no combate ao crime.

Fonte: Marcia Félix de Siqueira/ 21ª SRPRF RO-AC
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)