Terça-feira, 16 de novembro de 2010 - 11h17
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou à meia-noite de ontem (15.11) a Operação Proclamação da Republica 2010, que havia iniciado na sexta-feira (12.11), foram quatro dias de diversas ações, que resultaram em prisões e apreensões de drogas, munições, contrabando e CNH falsificada.
No tocante a segurança e fiscalização do trânsito, durante os quatro dias da operação, a PRF atuou de forma incisiva, obtendo os seguintes resultados:
1.071 veículos fiscalizados;
967 pessoas fiscalizadas;
20 Carteiras Nacionais de Habilitações ( CNH) apreendidas;
234 Autos de Infração (multas) extraídos;
36 veículos retidos;
28 documentos foram recolhidos;
13 auxílios a usuários prestados;
04 escoltas/batedores realizadas;
296 condutores de veículos foram submetidos ao teste de alcoolemia (teste do bafômetros);
15 condutores foram autuados (multados) por dirigir, após ingerir bebida alcoólica;
08 condutores, além da autuação e demais penalidades, acabaram presos por crime crime de trânsito, por dirigir, após ingerir bebida alcoólica, apresentando teor muito acima do nível tolerável;
No total foram registrados 52 acidentes , resultando em 45 feridos e 02 mortes (números da Operação Finados 2010, 46 acidentes, 31 feridos e 02 mortos);
13,04% de aumento do número de acidentes e
45,16% de aumento do número de feridos.
A atuação de combate à criminalidade, no período, foi intensa, com a apreensão de drogas, contrabando e descaminho, documento falsificado e munições, além de prisões, conforme resumo a seguir:
Apreensão de 2 quilos e 887 gramas de pasta base de cocaína
Em Vilhena/RO, no km 01 da BR 364, durante abordagem ao ônibus interestadual de placas NBE-4919/ROe revista aos passageiros e suas bagagens, foram localizadas junto aos pertences dos passageiros G. N. S., de 26 anos e M. S. S., de 21 anos, 2,887 Kg de substância análoga à cocaína, a droga foi apreendida e os passageiros foram presos por posse e transporte de entorpecentes. Ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia Federal local.
Prisão por porte de munições
Em Vilhena/RO, no km 01 da BR 364, durante abordagem ao ônibus interestadual de placas NCF-4622/RO e revista aos passageiros e suas bagagens, foram localizadas no interior da mala pertencente ao passageiro C. B. S., de 29 anos, 04 munições calibre de revolver calibre .22, a munição foi apreendida e o passageiro foi preso por porte ilegal de munições. Ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia Civil local.
Apreensão de CNH falsificada
Em Vilhena/RO, no km 01 da BR 364, durante abordagem ao automóvel GM/Kadett, placas LXO-6881/SC e verificação da documentação do veículo e de seus ocupantes, foi identificado, pela PRF, que a Carteira Nacional de Habilitação – CNH pertencente ao passageiro S. C. S., de 31 anos, apresentava indícios de falsificação, sendo apreendida e ocasionando sua prisão pelo porte e uso do documento. Ocorrência encaminhada à Delegacia de Policia Civil local.
Apreensão de mercadoria por irregularidade no documento fiscal
Em Rio Branco/AC, no km 562 da BR 364, foram apreendidos 1128 unidades materiais de construção diversos, com irregularidades nas notas fiscais, na carroceria do veículo M. Benz/L1418, placa HRE 7377/AC. A ocorrência foi encaminhada a Secretaria de Fazenda local.
Apreensão de pneus de origem estrangeira
Em Xapuri/AC, no km 239 da BR 317, foram apreendidos16 unidades pneus, sem o devido desembaraço aduaneiro, 11 estavam montados e o restante no compartimento de carga do veículo M. Benz/2423K, placas MZU 8454/AC, encobertos por areia. A ocorrência foi encaminhada a Secretaria da Receita Federal local.
Apreensão de pneus de origem estrangeira
Em Porto Velho/RO, no km 760 da BR 364, foram apreendidos 8.593 unidades mercadorias diversas, de origem estrangeira, sem o devido desembaraço aduaneiro, que se encontravam no interior do veículo Fiat/Uno, placa NDY 3932/RO. A ocorrência foi encaminhada a Secretaria de Receita Federal local.
Prisões por embriagues ao volante
Das 08 (oito) prisões por embriagues ao volante, 06 (seis) foram em Porto Velho/RO, 01 (uma) em Ji-Paraná/RO e 01 (uma) em Pimenta Bueno/RO. Estes condutores, além da prisão e de terem que para fiança para serem liberados para responder o processo crime em liberdade, receberam autuação (multa) no valor de R$ 957,69, suas CNH foram recolhidas, seus veículos foram retidos e serão abertos processos para suspensão do direito de dirigir pelo período de 01 ano.
FONTE: NUCOM/21ª SRPRF/RO-AC
Facções ateiam fogo em ônibus de Porto Velho e do interior para retaliar ações da polícia
Veja a reportagem:
Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro
A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou em 2024 a Operação Corta Giro, uma inic
Polícia Militar lança Operação: "Aliança pela Vida, Moradia Segura"
Com o objetivo de garantir segurança aos moradores dos condomínios populares "Morar Melhor" e "Orgulho do Madeira", com ações para desarticular orga
Nesta quinta-feira (26/12), o MPRO, em conjunto com as forças de segurança pública, deflagrou a Operação Audácia 5, fruto de mais uma ação integrada