Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Sargentos da PM participam de Curso de Aperfeiçoamento


Com a participação de 25 alunos, a Polícia Militar está realizando o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, destinado aos 2º sargentos da Corporação.  O Curso habilita os participantes ao exercício das funções de 1º Sargento e subtenentes e é pré-requisito à promoção para essas graduações.

"A realização desse curso é muito importante para a carreira dos sargentos, pois além de ser condições para galgarem as demais graduações, os habilitam ao exercício das funções de 1º sargento e subtenente, que estão voltadas as atividades administrativas.", disse a coronel PM Angelina, Comandante Geral da PMRO.

A Diretoria de Ensino da PM é o órgão responsável pelo curso, cujo término está previsto para 14 de dezembro de 2007. O foco do curso é a administração policial-militar, com aulas sobre logística, administração de pessoal, administração pública, legislação, entre outras. Entre as funções que poderão exercer após formados, destaca-se as de Sargenteante e Encarregado de Material das Companhias de Polícia Ostensiva.

Como Sargenteante serão responsáveis pelo controle da vida funcional dos policiais militares da Companhia, incluindo cadastro, registros, escalas de serviço, férias, etc.. O Encarregado de Material tem como incumbência o controle, distribuição e manutenção dos materiais, equipamentos e armamentos da Companhia.

Nestas funções os formandos serão auxiliares diretos dos capitães PM Comandantes das Companhias. Mas o curso os habilita também para o exercício de outras funções administrativas previstas na estrutura organizacional da Corporação. Contudo, como todos os demais policiais militares que trabalham na administração, continuarão a atuarem de forma complementar nas atividades operacionais. ", observou a Comandante Geral.

"O Ensino Policial Militar tem sido o principal instrumento para melhorar o serviço prestado e promover as mudanças necessárias para modernizar a Corporação. Desde 2003 foram ofertadas mais de 6.000 vagas para os policiais militares freqüentarem algum curso ou estágio.", concluiu a coronel PM Angelina.

Com a conclusão em novembro do Curso de Formação Básica que está em andamento, foram mais de 2.000 novos policiais militares formados no período, além de 799 cabos e 921 sargentos.

Também foram realizados pela Polícia Militar outros três Cursos de Aperfeiçoamento de Sargentos, três Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais e três Cursos Superior de Polícia, totalizando 2.044 policiais militares que receberam novos ensinamentos.

Diversos outros cursos ainda foram realizados, como o de Técnicas de Tiro Defensivo Método Giraldi, Policiamento Comunitário, Técnicas de Patrulhamento em Áreas de Alto Risco, Técnicas de Imobilização, entre outros.

Fonte: Lenilson Guedes
 

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)