Quarta-feira, 18 de junho de 2008 - 19h59
Manaus sediará no dia 12 (sábado) de julho, o I Congresso Nacional de Segurança Digital Fraudes na Internet e Investigação Forense. O evento contará com palestras das maiores autoridades brasileiras neste tema: os professores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), Matteu Nava e Volnys Bernal. As conferências serão realizadas de 8h às 18h30, no auditório da Fieam/Sesi (avenida Joaquim Nabuco, 1919, Centro). As reservas podem ser feitas pelos telefones (92) 3233-0700 e 3622-6961.
Nava e Bernal darão orientação a usuários e, principalmente, a profissionais de informática, analistas e administradores de rede como se proteger de ataques de vírus, roubos de senhas e outros dados, pichação de páginas e de e-mails criminosos, entre outros problemas. Os especialistas também abordarão a metodologia de uma investigação digital, ensinando como adquirir, analisar e preservar evidências utilizando técnicas e ferramentas forenses computacional.
A palestra de Nava tem como tema "Fraudes na Internet". Os principais tópicos que ele desenvolverá são "Manipulação de Informação" (injeção de códigos/SQL Injection, alteração de banco de dados, pichação de páginas), "Seqüestro e Roubo de Sessão" (man-in-the-middle), "Golpes no Cliente" (phishing scam, Trojans, XSS - Cross Site Scripting, XSRF - Cross Site Request Forgery), "Ataque de Trojan recebido por e-mail", "Fraude por meio Typosquatting" e "Fraude por meio de Ataque a DNS".
Nava é pesquisador do Núcleo de Segurança e Redes de Alta Velocidade (NSRAV) do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da EPUSP e possui certificação Certified Information Systems Security Professional (CISSP) emitida pela Internacional Information Systems Security Certification Consortium (ISC). Também é especialista em segurança pelo Sans Institute como intrusion analyst e possui experiência em análise forense e segurança de sistemas Windows NT e 2000. Participou de inúmeros trabalhos de auditoria de ambiente de TI e testes de intrusão. Atua, principalmente, na área de auditoria e consultoria de segurança de sistemas, com enfoque em análise de sistemas e aplicações e projeto de sistemas de proteção de perímetro.
Bernal falará sobre "Investigação Forense e Prática Digital". Os principais pontos de sua palestra são a introdução à investigação e perícia, investigação x perícia, esquema das ações judiciais, âmbito de investigação e perícia (extrajudicial, policial e judicial), investigação e perícia segundo o Código de Processo Penal (CPP) e Código de Processo Civil (CPC), princípio de Locard, processo investigativo, critérios de admissibilidade de prova ciência forense digital, vestígios digitais, vestígios digitais voláteis e processo investigativo digital. Ao fim da sua explanação, o professor irá apresentar um estudo de caso: "análise de disco".
Bernal é especialista da EPUSP, onde é o coordenador técnico de diversos projetos industriais e acadêmicos. Seu currículo inclui formação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos, mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela EPUSP. O professor possui 15 anos de experiência em TI e certificações pela Certified Information Systems Auditor (CISA), emitida pelo Information Systems Audit and Control Association & Foundation (ISACA), e Certified Information Systems - Security Professional (CISSP), emitida pelo International Information Systems Security Certification Consortium (ISC2). Bernal também leciona no mestrado profissionalizante do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do mestrado Lato Sensu em Segurança do Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN).
Fonte: Guilherme Gil
DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança
Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést
DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro
Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente
Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado
Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão
Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no