Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Semtran e Detran realizam blitz educativa


A Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou no período de 17 a 21 de janeiro, uma série de blitz educativas com o objetivo de passar orientações sobre os procedimentos que os condutores de veículos devem tomar durante o período do carnaval. As ações foram realizadas nas avenidas Mamoré, na zona leste, e Jatuarana, na região sul da cidade. Cerca de 400 condutores foram abordados.
 
 De acordo com o agente J. Silva, chefe da Divisão de Educação Para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (DET/Semtran), é durante o período carnavalesca que o consumo de bebidas alcoólicas aumenta. Por isso, o objetivo da campanha é alertar os motoristas para que procurem meios alternativos de transporte, caso tenham bebido. Ele lembrou ainda que a ingestão de bebida alcoólica é uma das principais causas de acidentes de trânsito, e que no período do carnaval o risco de acidentes cresce ainda.
 
 “Procuramos conscientizá-los para que eles não dirijam, após consumir qualquer tipo de bebida alcoólica, não dirijam com excesso de velocidade e também adotem os cuidados indispensáveis para que haja mais segurança no trânsito, respeito às normas de circulação e conduta, uso correto dos equipamentos de segurança, dentre outros cuidados. A ação serviu também para que a Semtran e o Detran dessem às boas vindas à população de Porto Velho”, afirmou. O slogan da campanha deste ano é “Fique vivo. Se alguém te convidar para beber e dirigir: Pede pra sair!”. As blitz serão realizadas entre os dias 28 e 31 de janeiro.
 
Penalidades
 
 Pela legislação brasileira, dirigir embriagado é crime, podendo acarretar detenção de seis meses a três anos. Caso o condutor se envolva em acidente com vítima fatal, a penalidade pode ser aumentada para até quatro anos. Além disso, também é considerada uma infração gravíssima, punida com multa no valor de R$ 957,70, suspensão do direito de dirigir e retenção do veículo.
 
 De acordo com o Código de Trânsito, caso o condutor do veículo se recuse a fazer o teste do bafômetro, a infração poderá ser caracterizada mediante a obtenção de outras provas coletadas pelo agente de trânsito acerca dos notórios sinais de embriaguez, excitação e torpor.
 
Fonte: Joel Elias

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)