Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Serviço do comissariado intensifica fiscalizações próximo as instituições de ensino


O serviço de comissariado, atendendo a determinação do juiz de direito Dalmo Antônio Bezerra, intensifica suas ações nos perímetros escolares da Capital. O objetivo é fiscalizar, sanar dúvidas e orientar os proprietários de estabelecimentos comerciais sobre a obrigatoriedade do cumprimento das normas existentes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como na Portaria n. 001/99 do Juizado da Infância e da Juventude da comarca de Porto Velho - Rondônia.

O trabalho é uma resposta às solicitações e denúncias feitas por professores, pais e demais membros da sociedade portovelhense, de que, crianças e adolescentes estariam frequentando locais proibidos pela legislação (bares com sinuca, motéis, etc) e participando também de eventos regrados a bebidas alcoólicas e demais drogas a fins, em horário de aula escolar. As informações foram obtidas por meio de ligações telefônicas feitas ao Juizado e durante reuniões.

De acordo com o chefe do comissariado, Raiclin Lima da Silva, existe um mapeamento feito pelo setor, que consta todas as informações dos estabelecimentos comerciais instalados nas proximidades das escolas públicas e particulares. "Devido às constantes mudanças de proprietários, bem como o surgimento de novos pontos comerciais, atualizamos anualmente nossas bases de dados (documentos e fotografias) a fim de facilitar as fiscalizações e responsabilizar os proprietários", explicou.

Raiclin Lima disse, ainda, que as operações ocorrem em parceria com o 1º e 2º Conselhos Tutelares, as secretarias Senfaz e Semusb, além das delegacias especializadas na apuração de atos infracionais e de proteção à criança e ao adolescente. "É importante esse trabalho em conjunto, pois, cada órgão executa suas funções de acordo com as atribuições que a lei as confere. Vale salientar também que a sociedade, de um modo geral, pode e deve participar das ações desenvolvidas pelo setor. Basta, para isso, continuar nos munindo de informações verídicas sobre situações que possam colocar crianças e adolescentes em situação de risco", concluiu.

Legislação

A Lei Federal n. 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) define crianças e adolescentes como pessoas em condição peculiar de desenvolvimento pessoal, com direito reconhecido em lei de ter acesso, permanecer e participar de espetáculos e programações de lazer e de diversão pública, desde que adequados à sua faixa de idade, respeitando-se, desse modo, as proibições legais.

Final de semana

No último final de semana, uma equipe coordenada pelo chefe de operações, José Ricardo, efetuou diversas diligências em motéis, bares, boates e prostíbulos, no intuito de verificar se os proprietários estavam cumprindo as determinações impostas em lei. Durante as abordagens feitas por policiais civis da delegacia especializada de apuração de atos infracionais, a equipe do serviço de comissariado não encontrou nenhuma irregularidade.

Fonte:  TJRO
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)