Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Sesdec anuncia mudanças nas ocorrências de trânsito


Visando regulamentar os atendimentos feitos pela Polícia Militar e Civil em vias urbana e rural no que tange aos acidentes de trânsito com ou sem vítimas, a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), publicou a Normativa 002/2013 editada em 25 de fevereiro de 2013 e publicada no dia 12 de março deste ano, que passa a vigorar no mês de junho.

“Nos acidentes de trânsito sem vítimas, não haverá a necessidade do acionamento ou registro da ocorrência por parte da polícia no local do evento, sendo que do local as partes envolvidas podem entrar em acordo e fazer o registro no Departamento de Polícia Civil da área, contudo caso o acidente tenha vítimas ou veículos oficiais, o acionamento tem que ser feito por se tratar de interesse público cabendo o registro pela polícia”, explicou o capitão da PM James Padilha.

Quanto aos acidentes de trânsito sem vítimas com veículos que possuam seguros, James Padilha destaca que os procedimentos são os mesmo, não havendo a necessidade de perícia ou registro pela polícia. “Essa é uma preocupação de muitos motoristas que acreditam que caso o registro não seja feito pela polícia irão perder o seguro, o que não é verdade. O registro feito pelo condutor do veículo tem o mesmo valor jurídico”, salientou Padilha. Ele orientou ainda que quando o motorista deixar o local do acidente sem negociar com a outra parte envolvida, deve-se anotar a placa, cor e modelo do veículo e da mesma forma proceder com o registro da ocorrência.

Padilha explicou também quanto à permanência dos veículos envolvidos em acidentes na via. “Se o acidente não tiver vítimas, sendo assim desnecessária a perícia, os veículos podem ser removidos da via sem prejuízos para ambas as partes, evitando assim, outros acidentes e congestionamentos”, finalizou.

O secretário da Sesdec, Marcelo Bessa, disse entender a preocupação da população, contudo a normativa vem para dinamizar o serviço da polícia e não para furtá-la do seu dever de ofício. “Muitas vezes uma viatura é acionada para atender uma ocorrência de trânsito com danos materiais passando várias horas para ouvir as partes e proceder com o registro, enquanto isso a cidade perde uma viatura que poderia estar fiscalizando o trânsito ou atendendo uma ocorrência de maior gravidade”, destacou Bessa.

A Instrução Normativa passa a vigorar a partir de 12 de junho de 2013, no entanto vale ressaltar que a qualquer tempo e ao menor indicio de cometimento de crime, tal como embriaguez ao volante, menor na direção ou ainda, a iminência de vias de fato, uma viatura se fará presente ao local do evento crítico.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)