Segunda-feira, 1 de abril de 2013 - 17h03
Visando regulamentar os atendimentos feitos pela Polícia Militar e Civil em vias urbana e rural no que tange aos acidentes de trânsito com ou sem vítimas, a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), publicou a Normativa 002/2013 editada em 25 de fevereiro de 2013 e publicada no dia 12 de março deste ano, que passa a vigorar no mês de junho.
“Nos acidentes de trânsito sem vítimas, não haverá a necessidade do acionamento ou registro da ocorrência por parte da polícia no local do evento, sendo que do local as partes envolvidas podem entrar em acordo e fazer o registro no Departamento de Polícia Civil da área, contudo caso o acidente tenha vítimas ou veículos oficiais, o acionamento tem que ser feito por se tratar de interesse público cabendo o registro pela polícia”, explicou o capitão da PM James Padilha.
Quanto aos acidentes de trânsito sem vítimas com veículos que possuam seguros, James Padilha destaca que os procedimentos são os mesmo, não havendo a necessidade de perícia ou registro pela polícia. “Essa é uma preocupação de muitos motoristas que acreditam que caso o registro não seja feito pela polícia irão perder o seguro, o que não é verdade. O registro feito pelo condutor do veículo tem o mesmo valor jurídico”, salientou Padilha. Ele orientou ainda que quando o motorista deixar o local do acidente sem negociar com a outra parte envolvida, deve-se anotar a placa, cor e modelo do veículo e da mesma forma proceder com o registro da ocorrência.
Padilha explicou também quanto à permanência dos veículos envolvidos em acidentes na via. “Se o acidente não tiver vítimas, sendo assim desnecessária a perícia, os veículos podem ser removidos da via sem prejuízos para ambas as partes, evitando assim, outros acidentes e congestionamentos”, finalizou.
O secretário da Sesdec, Marcelo Bessa, disse entender a preocupação da população, contudo a normativa vem para dinamizar o serviço da polícia e não para furtá-la do seu dever de ofício. “Muitas vezes uma viatura é acionada para atender uma ocorrência de trânsito com danos materiais passando várias horas para ouvir as partes e proceder com o registro, enquanto isso a cidade perde uma viatura que poderia estar fiscalizando o trânsito ou atendendo uma ocorrência de maior gravidade”, destacou Bessa.
A Instrução Normativa passa a vigorar a partir de 12 de junho de 2013, no entanto vale ressaltar que a qualquer tempo e ao menor indicio de cometimento de crime, tal como embriaguez ao volante, menor na direção ou ainda, a iminência de vias de fato, uma viatura se fará presente ao local do evento crítico.
Fonte: Decom
Polícia apreende 30 mil maços de cigarros contrabandeados em operação na fronteira de Rondônia
Durante a Operação FRONTEIRA SEGURA, voltada ao combate de crimes transfronteiriços na Fronteira Central do Estado de Rondônia, uma guarnição
A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, na manhã desta terça-feira (18/02), a operação PUBLICANOS, que tem por objetivo apurar e combater
PF autoriza concurso para provimento de 1.000 novos cargos
A Polícia Federal anunciou, nesta sexta-feira (14/02), a realização de um novo concurso público para o recrutamento e seleção de 1.000 novos policia
CV interligado: faccionado preso em Porto Velho é fugitivo do Acre e queria matar policiais em RO
Um fugitivo do Complexo Penitenciário de Rio Branco (AC) e um foragido da Justiça foram presos na terça-feira (11) em Porto Velho, em apoio a uma op