O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Marcelo Bessa, afirmou em entrevista concedida à imprensa na última terça-feira (9), na Delegacia de Patrimônio em Porto Velho, que um dos dois envolvidos e conhecidos pelo apelido “Guga” com uma organização criminosa investigada pela Polícia Civil de Rondônia há dois anos, e com ramificações em oito outros Estados, é Roberto Rivelino Guedes Coelho.
A Polícia Civil também já distribuiu nota aos veículos de divulgação, confirmando o envolvimento e a prisão de Roberto Rivelino Guedes Coelho, por decisão da Justiça de Rondônia, e o envolvimento do cabo eleitoral José Augusto Diogo Leite, o segundo “Guga”.
Em outro tópico da nota, é descarta também qualquer confusão ou erro na produção de provas, e explica que os advogados de defesa de Roberto Rivelino, o “Guga” preso, tentam “manipular a opinião pública, expondo trechos das provas de forma descontextualizada. A afirmação registrada em alguns veículos de comunicação apenas reforça a participação de mais uma pessoa na organização criminosa com o nome de José Augusto Diogo Leite e não inocenta o investigado Roberto Rivelino”.
Bessa lembrou a imparcialidade política da operação, pois as investigações foram iniciadas há dois anos a partir das primeiras evidências de tráfico de drogas e garantiu que todas as prisões efetuadas durante a operação Apocalipse, deflagrada na última quinta-feira (4) pela Polícia Civil, foram embasadas nos autos das investigações e determinadas pelo Judiciário do Estado.
O secretário disse que a Polícia Civil nada mais vem fazendo do que cumprir e desempenhar o seu dever constitucional, além dos delegados e investigadores que atuam no caso serem pessoas preparadas tecnicamente, idôneas e acima de quaisquer suspeitas.
Dentre os 77 mandados de prisão preventiva e temporária, apenas 13 acusados estão foragidos, por não terem sido localizados durante o cumprimento dos mandados. “Agora são considerados como foragidos para a Justiça”, disse Bessa.
Lista dos foragidos
1 ALBERTO FERREIRA SIQUEIRA, alcunha “BETO BABA”
2 EDINA MARIA DE LIMA
3 WOLNEY MARCOS BUENO
4 GUILHERME AUGUSTO DUARTE SERRÃO
5 WALDEMIR CASTRO DE OLIVEIRA, alcunhas “DEMIR” e “CASTRO”
6 CARLOS ALBERTO DE SOUZA FRANCO, alcunha “CARLÃO”
7 ANDERSON MEDEIROS DE MORAES
8 REGINALDO BARROSO LEITE, alcunhas “RÉGIS” e “REGINALDO”
9 FRANCIMEIRE DE SOUSA ARAUJO, alcunha “MEIRE”
10 ROGÉRIO LAZARINI
11 ANTÔNIO CARLOS PONTES SILVA
12 GEISIBEL DA SILVA SOUZA, alcunha “GEISE”
13 ISMAEL TOMAZ
Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)