Segunda-feira, 20 de agosto de 2007 - 13h56
O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), delegado Cezzar Pizzano, participa hoje (20), às 15h, em Brasília (DF), no Palácio do Planalto, da cerimônia de lançamento do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).O evento contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dos secretários de Estado da Segurança e outras autoridades.
Durante a viagem, Pizzano aproveitou para visitar alguns programas comunitários desenvolvidos pela Secretaria de Segurança de Brasília, ressaltando quatro atividades desenvolvidas naquele estado, sendo elas: Esporte à Meia Noite, Picasso Não Pichava, Companhia de Teatro "Pátria Amada" e Conselho Comunitário de Segurança.
O secretário convidou os responsáveis pelo projeto para visitarem o estado de Rondônia, com o objetivo de implantar as mesmas ações educativas nas terras rondonienses. Pizzano também pretende convidar a Secretaria de Estado da Educação para firmar parceria, para que o Governo de Rondônia forme cidadãos participativos e conscientes.
De acordo com o major PM Souza Lima, o programa Esporte à Meia Noite já reduziu 20% dos crimes que envolviam menores de idade. "O projeto acontece das 23h às 2h, de segunda à sexta. Temos tirado os jovens das ruas e incentivado a prática de esportes", explicou.
O projeto Cia de Teatro "Pátria Amada", chamou muito a atenção de Pizzano, uma vez que é utilizado o teatro como forma de chamar a atenção dos jovens para uma triste realidade, o uso das drogas e o aliciamento de menores para o tráfico. "São policiais atores que visitam as escolas públicas e com uma linguagem informal eles conseguem explicar aos jovens o perigo do mundo das drogas, uma peça educativa e emocionante, um projeto de sucesso que seria ótimo para Rondônia", destacou Pizzano. Esse projeto teve início em abril de 2007 e já atendeu 20 mil alunos, com faixa etária entre 12 e 18 anos, realizando cerca de 25 apresentações por mês.
O programa Conselho Comunitário de Segurança, já não é uma novidade em Rondônia, já que em alguns municípios temos esses conselhos implantados e também existe uma comissão especial que trata sobre o assunto. O secretário explicou que os conselhos de segurança nada mais são que uma parcela da sociedade se organizando para solicitar do estado as providências na área de segurança.
"É a população quem vive e sofre os problemas, da mesma forma, é ela que possui informações essenciais para o sucesso do serviço policial, isso é a chamada integração". A política de integração com a sociedade, as policiais e outros órgãos é uma determinação do governador Ivo Cassol, que acredita ser um mecanismo eficaz para a diminuição da criminalidade.
O programa Picasso Não Pichava tem com finalidade prevenir atos de vandalismo, usando a arte como arma. Desta forma, os jovens trocam a pichação pelo grafite.
Fonte: Decom
DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança
Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést
DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro
Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente
Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado
Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão
Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no