Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Sesdec usa alta tecnologia nas investigações de Gasparotto


A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) enviou hoje (23) para Ouro Preto a perita Papiloscopista do Distrito Federal, Dr. Rosimar Rochael. A perita, acompanhada com a datiloscopista da Polícia Civil de Rondônia, Aline Mezzomo, foi com a missão de fazer o retrato falado digital dos suspeitos pelo assassinato do então presidente da Câmara de Vereadores, Edson Gasparotto.

De acordo com o secretário adjunto da SEsdec, delegado Cezzar Pizzano, o retrato falado digital vai facilitar o trabalho de investigação policial, uma vez que é um instrumento a mais para as investigações. "O retrato falado digital oferece a imagem contendo características próprias do acusado, desta forma, os policiais têm mais ferramentas para auxiliar no esclarecimento do crime", completou Pizzano.

O secretário adjunto afirmou que as investigações já foram intensificadas e a polícia vai utilizar todos os mecanismos disponíveis para elucidar o crime. Conforme Pizzano, os delegados, o Grupo de Investigação e Captura (GIC), o Ministério Público e o poder judiciário estão empregando todos os esforços, diuturnamente, para dar uma resposta positiva à sociedade. "Nós não vamos nos dar por satisfeitos enquanto esses criminosos não forem responsabilizados na forma da lei", ressaltou Pizzano.

Retrato Falado Digital
Rondônia trabalhou até hoje com o retrato falado de forma manual, porém o retrato falado digital já está sendo implantado no estado, uma vez que temos total capacidade tecnológica para o emprego da nova tecnologia, explicou o secretário adjunto.

O retrato falado digital, atualmente, é utilizado somente em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo assim, Rondônia passa a ser o pioneiro no emprego da técnica, quando se pensa nas regiões Norte, Sul e Nordeste.

Crime
Edson Gasparotto foi assassinado brutalmente, com seis tiros, na quarta-feira (22), em um restaurante localizado às margens da BR-364, em Ouro Preto do Oeste.

O empenho total da polícia no esclarecimento do crime é uma determinação do governador Ivo Cassol. O secretário da Sesdec, tenente-coronel PM Evilásio Sena, tem acompanhado todo o desenrolar da investigação mesmo não estando no estado. Sena declarou que tem recebido relatórios e telefonemas de delegados e do adjunto e ainda tem determinado ações que ainda não podem ser divulgadas para imprensa, em razão das investigações.

Fonte: Sesdec - Érica Ferreira

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia apreende 30 mil maços de cigarros contrabandeados em operação na fronteira de Rondônia

Polícia apreende 30 mil maços de cigarros contrabandeados em operação na fronteira de Rondônia

Durante a Operação FRONTEIRA SEGURA, voltada ao combate de crimes transfronteiriços na Fronteira Central do Estado de Rondônia, uma guarnição

Receita Federal e Polícia Federal participam de operação de combate a práticas ilícitas no comércio de gêneros alimentícios destinados à Venezuela

Receita Federal e Polícia Federal participam de operação de combate a práticas ilícitas no comércio de gêneros alimentícios destinados à Venezuela

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, na manhã desta terça-feira (18/02), a operação PUBLICANOS, que tem por objetivo apurar e combater

PF autoriza concurso para provimento de 1.000 novos cargos

PF autoriza concurso para provimento de 1.000 novos cargos

A Polícia Federal anunciou, nesta sexta-feira (14/02), a realização de um novo concurso público para o recrutamento e seleção de 1.000 novos policia

CV interligado: faccionado preso em Porto Velho é fugitivo do Acre e queria matar policiais em RO

CV interligado: faccionado preso em Porto Velho é fugitivo do Acre e queria matar policiais em RO

Um fugitivo do Complexo Penitenciário de Rio Branco (AC) e um foragido da Justiça foram presos na terça-feira (11) em Porto Velho, em apoio a uma op

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)