Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

TRÁFICO DE DROGAS: Deputado quer Força Nacional no Acre



Na condição de vice-presidente da Comissão da Amazônia e integração Nacional, o deputado Sérgio Petecão (PMN) enviou ofício ao Ministério da Justiça solicitando o envio de um efetivo da Força Nacional ao Acre. O efetivo deverá trabalhar nos municípios de Assis Brasil (fronteira tríplice Brasil-Bolívia-Peru), Plácido de Castro (fronteira com a Bolívia) e os vizinhos Epitaciolândia e Brasiléia (fronteira com a cidade de Cobija, Bolívia).

O deputado justificou o pedido em razão de problemas locais com tráfico de drogas, contrabando incluindo recursos da biodiversidade, roubo de carros e prostituição."São problemas crônicos que precisam ser encarados com prioridade pelas autoridades competentes", disse o deputado.

Na solicitação,o deputado lembrou que a posição geográfica do Estado [no extremo Oeste brasileiro] e as fronteiras abertas e naturais com Bolívia e Peru, facilitam enormemente a ação de criminosos. E alegou que a enorme dimensão da floresta amazônica aliada ao pouco efetivo policial presente para o controle e fiscalização de fronteira faz das regiões lugares propícios para a disseminação de atividades ilícitas de todo o gênero. Segundo o deputado,pouco a pouco a bandidagem vem tomando conta dos lugares e intimidando as pessoas,"criando um clima de intranqüilidade e insegurança crônica. É preciso dar um basta enquanto há tempo".

De acordo com o parlamentar, para evitar que o problema atinja dimensões assustadoras, é necessário a presença de uma polícia de elite. Segundo ele, é o caso de chamar a Força Nacional como agente de dissuasão, repressão e prevenção do crime, que vem sempre associado á violência. Para o deputado, o Acre neste sentido tem de ter um tratamento diferenciado e prioritário em função de poder servir de porta de entrada,"para máfias e cartéis, hoje altamente profissionalizados e incrustados em muitos setores da vida moderna". E diz que é a partir deles que se financia todo o tipo de crime e a violência que explodem nas grandes centros urbanos. "É preciso agir preventivamente e estancar o crime nos locais de origem", insistiu.

Destacou o deputado, que a própria Comissão da Amazônia e Integração Nacional realizou esta quinta-feira,28, uma audiência pública,para debater e sensibilizar as autoridades para a necessidade da presença de nossas forças especiais nas regiões fronteiriças.

Fonte: ac24horas/Domingo Sávio

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)