Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

TRANSFERÊNCIA DE PRESOS


Transferência de presos para a Penitenciária Federal de Porto Velho - NOTA OFICIAL

Cumprindo o dever institucional de manter a ordem e disciplina no Sistema Prisional e, principalmente, de promover a defesa da vida, o Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado de Justiça – SEJUS, e a União, através do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça – DEPEN/MJ, realizaram nas primeiras horas desta quarta-feira, 01/07, a transferência de 39 (trinta e nove) apenados da Capital rondoniense para a recém-inaugurada Penitenciária Federal de Porto Velho.
A operação aconteceu sob forte aparato de segurança dos agentes penitenciários federais e estaduais (integrantes do Grupo de Intervenção Rápida da SEJUS – GIR) e das polícias militar (Companhia de Operações Especiais – COE e Patrulha Aérea), federal e rodoviária federal. CLIQUE E VEJA VÍDEO NO OPINIÃO TV.

Fruto de um trabalho cauteloso e que atende com precisão aos requisitos e mecanismos de transferência de apenados para as Unidades Federais, estes presos são classificados como de altíssima periculosidade por exercerem forte influência negativa como articuladores da desordem, autores de ameaças e extorsões a servidores e parentes de outros presos, e líderes de movimentos subversivos no âmbito do Sistema Penitenciário Estadual. Alguns apresentam, ainda, perfil extremamente agressivo.
Neste contexto, o Governo de Rondônia, através do governador Ivo Narciso Cassol, implantou uma política responsável de gestão prisional, que sob hercúleos esforços, diminuiu drasticamente a ocorrência de motins, rebeliões e mortes nas Unidades Prisionais, em especial na Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva (Urso Branco). Dentre estas ações, em parceria com o Depen/MJ, vale lembrar a transferência de 21 presos do Estado para a Penitenciária Federal de Catanduvas, em 14/10/2006, onde a partir disto o Estado teve tranqüilidade para trabalhar e manter o controle nos presídios. Sobre esta segunda remoção, vale expor o seguinte:TRANSFERÊNCIA DE PRESOS - Gente de Opinião
Acordo de Cooperação Federativa
O Estado e a União firmaram um Acordo de Cooperação Federativa visando à ativação da Penitenciária Federal de Porto Velho. O fato só foi possível graças à iniciativa inédita do Governo Estadual em solicitar o uso do citado estabelecimento penal. O pedido foi feito pessoalmente pelo governador Ivo Cassol em 22/10/2008 ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.
Conforme o Acordo, o Estado se responsabilizou em: disponibilizar policiais militares para executarem a segurança externa (torres, portões de acesso e patrulhamento ostensivo do perímetro) e escolta externa de presos; ceder servidores para atuarem na área administrativa da unidade; prover equipe multidisciplinar para atendimento médico, de enfermagem, odontológico, psicológico e social; e fornecer serviço de alimentação, limpeza, copeiragem, lavanderia e manutenção predial.
Vale salientar para o fato inédito, pois Rondônia é o primeiro estado brasileiro a apoiar o Governo Federal no funcionamento de uma Penitenciária Federal.
Assegurando a ordem e controle
TRANSFERÊNCIA DE PRESOS - Gente de OpiniãoFaz-se necessário continuar a neutralizar as lideranças maléficas e pervertoras da ordem, em especial pela necessidade de preservar a segurança da população, dos servidores das Unidades Prisionais, dos próprios presos e de seus visitantes.
O Estado, em hipótese nenhuma, ficará omisso frente ao seu papel de resguardar a vida e de aplicar as normas previstas na legislação penal em vigor, bem como não tolerará atos agressivos à sociedade, como já provou estar apto a combater, em trabalho rigoroso e recente nesta Capital, com operações conjuntas das polícias militar e civil, com apoio desta SEJUS.
A SEJUS agradece o apoio dos órgãos envolvidos, em especial do DEPEN/MJ, na pessoa de seu Diretor, Dr. Airton Aloisio Michels e da Polícia Militar do Estado, através da Comandante-Geral, Cel. PM Angelina dos Santos Correia Ramires.
Por meio da Assessoria de Imprensa e Gerência do Sistema Penitenciário desta Secretaria, colocamo-nos à inteira disposição dos interessados e imprensa para prestar maiores esclarecimentos.
 
Gilvan Cordeiro Ferro
Secretário de Estado de Justiça de Rondônia
 
 
 
Gabriel de Moraes Correia Tomasete
Secretário-Adjunto de Estado de Justiça de Rondônia
 
 
 
 
 
Mortes agregadas por ano
 
 
Ano
Mortes no ano
2002
39
2003
6
2004
20
2005
4
2006
13
2007
3
2008
0
2009[1]
0
Total
85
 
 


[1] Até junho de 2009.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)