Sexta-feira, 10 de agosto de 2007 - 14h59
Na manhã desta sexta-feira (10), dia de visita na Penitenciária Edvan Mariano Rosendo, o Urso Panda, em Porto Velho , foi presa em flagrante por tráfico de entorpecentes, Elizete Matias de Lima, 21 anos, que iria visitar o apenado Cristiano Pereira Gomes. Ela tentava entrar na Unidade Prisional com 37 gramas de maconha escondidos dentro da vagina.
De acordo com informações do diretor de Segurança da Penitenciária, Gliwelkison Pedrisch, a jovem foi encaminhada ao Instituto Médico Legal depois que uma agente do setor de revista recebeu uma denúncia anônima pelo celular. "Constatada a suspeita, foi dada voz de prisão e a mesma enquadrada no art. 12 do Código Penal", explicou o diretor.
O gerente do Sistema Penitenciário, Paulo Kakionis, declarou na ocasião que o trabalho de fiscalização continuará sendo constante nos presídios. "Durante esta semana realizamos uma revista geral na Unidade em questão, justamente para coibir o uso pelos apenados de aparelhos celulares e drogas", enfatizou.
Revista geral - Nesta quinta-feira (09) a direção do Panda deflagrou preventivamente uma operação de revista geral na penitenciária.Agentes penitenciários e policiais militares da Companhia de Operações Especiais (COE) participaram da ação que teve o objetivo de coibir e identificar objetos proibidos que poderiam estar sendo usados pelos apenados, tais como drogas entorpecentes, aparelhos celulares e armas artesanais.
De acordo com o diretor-geral, Tayrone Gonçalves Ribeiro, a medida foi tomada por conta das visitas que ocorrem neste final de semana, onde estará sendo comemorado o Dia dos Pais. "Para garantir maior segurança aos visitantes, e evitar que qualquer fato sinistro possa ocorrer nestes dias de visitação, foi necessário realizar esta revista geral, a qual faz parte da rotina dos procedimentos padrões da gestão penitenciária na Unidade", explicou.
Na ocasião, foram encontrados somente alguns objetos perfuro-cortantes, as quais poderiam ser usadas como armas artesanais e porção de tinta caseira, possivelmente utilizada com o intuito de camuflar na parede das celas prováveis esconderijos de celulares e drogas. Tayrone revelou que não houve ocorrências de entorpecente e aparelhos telefônicos no interior das celas. Contudo, o diretor afirmou que no início da semana foram encontrados em revista de rotina alguns objetos cortantes.
"Seguindo uma determinação do governador Ivo Cassol, e a exemplo do estabelecimento penal em questão e também da Casa de Detenção José Mário Alves da Silva, este trabalho de prevenção continuará fazendo parte da rotina de todas as Unidades Prisionais do estado, tendo sempre como principal objetivo manter a ordem e controle do Governo perante o Sistema Prisional", destacou o secretário de Administração Penitenciária de Rondônia, Gilvan Cordeiro Ferro.
Fonte: A/I SEAPEN - Decom
Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados
Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in
PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int
Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia
A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,
PF apreende R$100 mil que seriam utilizados para compra de votos
Veja a reportagem: