Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Ação popular pedirá demissão de Moreira Franco como ministro


247 - A bancada do PT na Câmara vai protocolar na próxima segunda-feira 6 uma ação na Justiça contra a nomeação de Moreira Franco, braço-direito de Michel Temer e delatado pela Odebrecht na Lava Jato, como ministro da Secretaria-Geral da Presidência, pasta recém-criada pelo Planalto. Moreira foi empossado nesta sexta-feira 3.

"O governo dizia que queria economizar recursos, queria cortar gastos. E agora cria mais um ministério. Com qual objetivo? Proteger de ações o investigado Moreira Franco", diz o líder do PT, deputado Carlos Zarattini (SP), em vídeo.

Como ministro, Moreira passa a ter prerrogativa de foro privilegiado e responde, portanto, apenas ao Supremo Tribunal Federal. "Da mesma forma que Gilmar Mendes impediu a nomeação de Lula quando ele foi indicado para um ministério por Dilma, nós queremos que se faça Justiça e que se impeça a nomeação de Moreira Franco no ministério de Michel Temer", cobra o deputado.

O senador Paulo Rocha (PT-BA) também anunciou que os líderes do partido no Senado entrarão com ação com o mesmo objetivo. "É muita hipocrisia e cumplicidade de parte do Congresso Nacional e da Mídia golpista", declarou ele em nota. Leia a íntegra:

Foro privilegiado para Moreira Franco, pode?

Quando a presidenta Dilma nomeou Lula ministro da Casa Civil, em 2015, os golpistas do Congresso Nacional, do Poder Judiciário e a mídia hegemônica reagiram com virulência, alegando que o ato representava uma forma de assegurar foro privilegiado a Lula, que, diga-se por oportuno, não assumiu o cargo.

Agora, quando o ilegítimo Michel Temer, dois dias após a homologação das delações da Odebrecht, recria um ministério e nomeia o senhor Moreira Franco como ministro da Secretaria Geral da Presidência, o que se observa é o estridente silêncio dos que criticaram e atacaram Lula e Dilma.

Com isso, os líderes do PT no Senado Federal e na Câmara dos Deputados ajuizarão uma ação popular contra a nomeação de Moreira Franco, multicitado na Operação Lava Jato. É muita hipocrisia e cumplicidade de parte do Congresso Nacional e da Mídia golpista.

Senador Paulo Rocha (PT-PA)

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)