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Política - Nacional

Aeronautas querem agência independente


Erica Ribeiro - Agência O Globo RIO - Representantes do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) solicitaram que seja colocado em prática o projeto de criação de uma agência independente para investigação de acidentes aéreos. Segundo a presidente do SNA, Graziella Baggio, há mais de uma década o sindicato tenta a implantação da agência independente, que seria formada por profissionais sem vínculo com órgãos do governo, companhias aéreas e demais setores da aviação. A idéia é levar a discussão à sociedade e encaminhar um proejeto de lei para a criação da agência. O assunto foi discutido durante um evento que reúne profissionais da Ifalpa (Associação Internacional de Pilotos, em português), da qual o sindicato faz parte. De acordo com Carlos Limon, vice-presidente da Ifalpa e comandante da companhia aérea Mexicana de Aviacion, a atuação de uma comissão independente de investigação de acidentes aéreos não tem caráter punitivo e o principal objetivo é intensificar mecanismos de prevenção. Limon citou a Austrália e a nova Zelândia como países que são exemplos em segurança na aviação. Ambos, disse ele, têm agências independentes de investigação, que "atuam sem a pressão do governo ou o que for, sem se submeter a outro objetivo que não seja a prevenção", assinalou. Somente depois de concluída a invstigação sobre o acidente da Gol o sindicato voltará a discutir a criação da agência. O crescimento da aviação mundial, o que inclui o Brasil, aumenta a necessidade de ações que possam cada vez mais evitar acidentes, analisando profundamente as causas de fatos já ocorridos. Isso porque, com mais aviões em trânsito, maiores os riscos de acidentes, o que amplia a necessidade de melhores práticas na segurança de vôo, acrescentou Limon. O Brasil figura entre os países com menores índices de acidentes, em uma escala de 0.8 por milhão de decolagens, ainda sem contar o acidente da Gol. A média mundial é de 1.2 por milhão de decolagens. A investigação sobre o acidente da Gol vai contar com a participação da NTSB, agência independente americana, já que o avião Legacy, fabricad pela Embraer, já estava com registro americano. O sindicato dos Aeronautas vai solicitar a inclusão de membros da Ifalpa na investigação do acidente.

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