Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Amazonas lança até o fim do mês licitações para obras da Copa 2014



Amanda Mota
Agência Brasil


Manaus - Até o fim de agosto, o governo do Amazonas deve iniciar o processo licitatório para a execução das obras da arena multiuso e entorno da Copa 2014, em Manaus. Seguindo cronograma estabelecido pela Fifa (sigla em inglês para a Federação Internacional de Futebol), o trabalho deve ser iniciado no primeiro trimestre de 2010.

Além da construção da arena, serão executados os projetos dos centros de treinamento e da nova matriz de transporte urbano e infraestrutura. Ações para melhoria no visual da cidade, articulação para a construção de unidades hoteleiras e fortalecimento do sistema de saúde pública também estão previstas para Manaus nos próximos quatro anos.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), Denis Minev, o estádio Vivaldo Lima será demolido para a construção da Arena Copa Manaus na mesma área, que deve custar cerca de R$ 580 milhões.

O projeto que o Amazonas apresentou à Fifa foi concebido por uma empresa de arquitetura alemã (GMP) e inclui aspectos ecologicamente corretos, como o uso de água da chuva, ventilação e refrigeração e iluminação naturais.  A meta é  concluir o complexo desportivo até meados de 2013 para receber os jogos da Copa das Confederações.

A Fifa exige que os estádios da Copa tenham capacidade mínima para 40 mil pessoas. Com a construção da nova arena, o estádio Vivaldo Lima, que atualmente comporta 32 mil torcedores, terá sua capacidade ampliada para atender até 47.450 pessoas.

No último dia 27, foi realizada na capital amazonense a primeira audiência pública para a apresentação da proposta para construção da arena multiuso e entorno.

Para o secretário de Esportes do Amazonas, Júlio César Soares, a audiência pública foi o primeiro passo para cumprir os 26 requisitos previstos pela Fifa. Segundo ele, existem no estado oito grupos de trabalho em torno do comitê organizador local, com funções distintas.

"A audiência foi de grande qualidade e forneceu muitas informações. O estádio terá função multiuso, incluindo atividades culturais. Só na parte interna do estádio, debaixo da arquibancada, deve-se ter capacidade para estacionar dois mil veículos e cerca de 150 ônibus.", informou.

Também participaram da audiência pública representantes dos ministérios públicos estadual e federal, da Câmara Municipal, da Assembléia Legislativa e de associações comunitárias. As propostas encaminhadas pelos participantes  durante a audiência serão avaliadas pelos consultores e poderão ser aproveitadas no projeto original de construção da nova arena
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)