Segunda-feira, 28 de abril de 2008 - 13h12
"A Amazônia será palco da batalha pela preservação das nossas riquezas e da nossa integridade enquanto nação livre e soberana". A afirmação é de Paulo Bonavides, considerado o maior constitucionalista vivo do país. "Tenho sido um batalhador da unidade nacional e a internacionalização da Amazônia é uma das mais graves ameaças que pesam sobre a região", completou.
Paulo Bonavides esteve em Belém na última quinta-feira, quando participou da abertura da IV Semana Jurídica da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra), no auditório do TRT. Em 1985, ele integrou a chamada "Comissão dos Notáveis", incumbida de elaborar um projeto de Constituição para o Brasil.
O constitucionalista conta que há cerca de 20 anos escreveu um trabalho sobre o que definiu como a "mexicanização da Amazônia". Ele explica que fez uma comparação com a agressão sofrida pelo México no século 19. "Aquele país, recém-emancipado da dominação espanhola, viu uma parte de seu território ser ocupada pelos americanos".
O jurista disse que primeiro foi proclamada uma república efêmera no Texas, então território mexicano, que durou cerca de 10 anos, segundo ele, tudo parte de um plano pré-estabelecido. "(O Texas), alegando que estava sofrendo pressão do governo mexicano - que era legítima, mas quando este acordou, já era tarde - solicitou apoio do governo americano. E os Estados Unidos invadiram e ocuparam todo o México e impuseram um tratado de paz, onde aquele país perdeu 1/3 do seu território". Assim, explica Bonavides, "houve a perda do Texas, da Califórnia, do Novo México...a parte mais rica foi americanizada".
Ele teme que o mesmo se repita aqui. "Que se forme aqui 365 micro-nacionalidades indígenas (por exemplo). Há ainda muitas ONGs suspeitas que atuam na região amazônica, (e teme-se) que criem um estado de insurreição interna que comprometa a soberania nacional".
Paulo Bonavides fez ainda um alerta a todos os brasileiros. "É uma hora de extrema responsabilidade para todo o país, de tomar consciência de que está na Amazônia grande parte do futuro deste país. O potencial fantástico dessa região já desperta a cobiça estrangeira", concluiu.
Fonte: Amazônia.org. / Diário do Pará
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação
Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r