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Política - Nacional

Aprovado projeto de Mariana Carvalho que beneficia clientes de bancos



A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga os bancos a disponibilizarem os cartões de débito ou de crédito para os clientes no prazo máximo de 10 dias úteis nas capitais e de 15 dias úteis nas demais cidades. O prazo será contado da data de abertura da conta (no caso de cartão de débito) ou da aprovação do crédito (cartão de crédito).Aprovado projeto de Mariana Carvalho que beneficia clientes de bancos - Gente de Opinião

O projeto de lei apresentado pela deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) recebeu parecer favorável do relator, deputado Marco Tebaldi (PSDB-SC). Ele acolheu sugestões dadas por deputados durante a discussão do projeto na comissão e apresentou um substitutivo.

No texto original, a matéria se limita a fixar o prazo máximo de envio dos cartões. A versão aprovada traz outros pontos. Entre eles, a fixação de prazo para análise de crédito do cliente que optou pelo cartão de crédito, que será de cinco dias úteis.

O substitutivo determina também que, em caso de substituição de cartão, a disponibilização deverá ocorrer até cinco dias úteis para as cidades com mais de 200 mil habitantes, e de até sete dias úteis para as demais cidades.

Além disso, o texto aprovado estabelece que o descumprimento dos prazos sujeita os bancos às sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90). Entre as sanções (artigo 56) estão multa, suspensão temporária da atividade e interdição.

Foi mantido no texto original da congressista, o dispositivo, determinando que o prazo para envio deve ser respeitado mesmo se o cliente optar por receber o cartão em domicílio.

Mariana Carvalho destacou a importância da aprovação da sua proposta: “Nossa intenção é facilitar a vida do cliente que receberá mais rápido o cartão tão útil no seu cotidiano”, declarou a tucana que é segunda secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Para o relator, a definição de prazos para entrega dos cartões é uma medida importante, que torna mais equitativa a relação cliente-banco. “Atualmente, a data de entrega é definida pelas instituições, sem quaisquer restrições. Esse estado de coisas é injustamente desfavorável aos consumidores”, disse Tebaldi.
 

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