Quinta-feira, 11 de janeiro de 2007 - 05h14
Em artigo publicado na revista Veja, o economista Claudio de Moura Castro diz que o fiasco da Educação Fundamental começa a ser percebido pelos brasileiros através dos últimos lugares no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), uma prova internacional de compreensão de leitura e de outras competências. O economista intima o leitor a fazer o que chama de autópsia do fracasso e tenta desvendar por quê os alunos têm dificuldade em aprender. Vejamos uma constatação surpreendente e assustadora: o Pisa mostrou que os alunos das famílias brasileiras mais ricas entendem menos um texto escrito do que os filhos de operários da Europa e de outros países com educação séria. Portanto, não é a pobreza dos alunos ou das escolas que explica o vexame, afirma. Para Moura Castro, o grande desafio dos ciclos iniciais de uma educação é entender as relações entre sons, letras e significados, aprendendo a ler, para que se possa passar a ler para aprender. ANDI - (Veja, Claudio de Moura Castro) |
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