Sábado, 2 de novembro de 2024 - 08h10
A primeira concessão de uma rodovia federal no estado de
Rondônia está mais perto de se tornar realidade. A proposta de transferência da
BR-364/RO para a iniciativa privada foi aprovada nesta quinta-feira (31),
durante reunião da diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres
(ANTT). O edital do leilão de concessão estará disponível no site da agência a
partir desta sexta-feira (1º). A disputa, na Bolsa de Valores de São Paulo
(B3), está prevista para 27 de fevereiro, às 14h. Vence o leilão quem oferecer
o maior desconto sobre a tarifa básica de pedágio.
Conforme o projeto coordenado pelo Ministério dos
Transportes, serão concedidos 721,07 quilômetros da rodovia, entre a capital do
estado, Porto Velho, e o município de Vilhena, na divisa com o Mato Grosso. O
trecho faz a ligação entre o oeste de Mato Grosso e os estados de Rondônia e
Acre, facilitando a distribuição de produtos no Norte do país e a exportação
pelos portos da região.
“Hoje aprovamos mais um edital de licitação, da BR-364/RO,
a Rota Agro Norte. É a primeira concessão no estado de Rondônia, uma rota muito
importante para o agronegócio. Esse projeto será o nosso décimo segundo leilão,
que ocorrerá em fevereiro de 2025”, enfatizou a secretária nacional de
Transporte Rodoviário, Viviane Esse. O investimento previsto é de R$ 10,226
bilhões ao longo dos 30 anos de contrato.
Melhorias
O processo de concessão compreende a exploração da
infraestrutura e da prestação dos serviços de recuperação, manutenção,
conservação, operação, monitoração, implantação de melhorias, manutenção do
nível de serviço e ampliação de capacidade da BR-364/RO. O contrato terá 30
anos de duração.
O vencedor do leilão ficará responsável pela execução de
obras importantes, incluindo a implantação de 107,57 quilômetros de
duplicações, 190,59 quilômetros de faixas adicionais, 34,45 quilômetros de
novos acessos e 17,79 km de vias marginais (confira arte). A estimativa é que
intervenções e serviços ligados a elas gerem mais de 94,9 mil postos de
trabalho nas localidades impactadas pela concessão, entre empregos diretos,
indiretos e efeito-renda.
Otimização
em debate
Ainda nesta quinta-feira, a diretoria da ANTT discutiu o
período de consulta pública sobre a proposta de otimização da concessão da
BR-101, entre a Bahia e o Espírito Santo, atualmente administrado pela ECO 101
Concessionária de Rodovias S/A. Serão realizadas audiências públicas para
colher sugestões à proposta de readaptação e otimização do contrato, que
compreende um trecho com extensão total de 478,7 quilômetros, que vai do
entroncamento da BA-698, até a divisa entre os estados do Espírito Santo e Rio
de Janeiro.
O período para envio de contribuições vai de 8 de novembro
até às 18 horas do dia 23 de dezembro. Também serão realizadas duas sessões
públicas, presencialmente e por videoconferência ou outro meio eletrônico, com
transmissão ao vivo pelo canal da ANTT no YouTube. Confira o cronograma:
• Data: 04 de dezembro de 2024
Sessão Pública virtual e presencial (híbrido)
Cidade: Brasília/DF
Horário: a partir das 10h (horário de Brasília)
Local: Setor de Clubes Esportivos Sul - SCES, trecho 03,
lote 10, Projeto Orla Polo 8 - Brasília – DF
Capacidade: 353 lugares
• Data: 06 de dezembro de 2024
Sessão Pública virtual e presencial (híbrido)
Cidade: Vitória/ES
Horário: a partir das 10h00 (horário de Brasília)
Local: A definir
Capacidade: A definir
A rodovia é um corredor estratégico para o transporte de
mercadorias entre as regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, também conectando
áreas produtivas e portos e facilitando o fluxo de bens entre Bahia, Espírito
Santo e Rio de Janeiro. No turismo, a importância da estrada está na ligação
com diversas cidades históricas e praias do litoral brasileiro.
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