Terça-feira, 28 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Brasil

Governo Federal lança campanha em defesa dos povos indígenas e da biodiversidade brasileira

"Brasil Terra Indígena" destaca a importância da preservação cultural e ambiental para o país


Frame de vídeo da campanha "Brasil Terra Indígena" - Foto: Secom - Gente de Opinião
Frame de vídeo da campanha "Brasil Terra Indígena" - Foto: Secom

O Governo Federal lançou nesta sexta-feira, 19 de abril, dia em que são celebradas a riqueza e a diversidade dos povos indígenas no Brasil, a campanha "Brasil Terra Indígena". A iniciativa, promovida pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República e pelo Ministério dos Povos Indígenas, busca sensibilizar a população para a profunda conexão entre a cultura dos povos indígenas e a preservação ambiental, ressaltando que a proteção dos territórios indígenas é fundamental para a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ecológico do país. 

Com o lema "Terra indígena é terra de cuidado, de preservação, de diversidade, de cultura. E isso é bom para todos", a campanha reforça o compromisso nacional com o desenvolvimento de políticas públicas que garantam os direitos dos povos indígenas e a proteção de seus territórios. 

 Entre as ações prioritárias estão a desintrusão de Terras Indígenas, a implementação de Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA), o fortalecimento do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI) e a promoção da saúde e do bem-estar das comunidades indígenas, como a ajuda humanitária prestada aos Yanomami. 

A campanha "Brasil Terra Indígena" ressalta a conexão intrínseca entre a cultura dos povos indígenas e a preservação ambiental. Os conhecimentos tradicionais acumulados ao longo de gerações sobre o manejo sustentável da terra, a utilização de plantas medicinais e a conservação da biodiversidade são fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas e o combate às mudanças climáticas. 

A iniciativa surge, portanto, como uma ferramenta essencial para promover o diálogo e a conscientização da sociedade sobre o tema e visa fortalecer o compromisso coletivo com a construção de um futuro sustentável, em que a diversidade cultural e a riqueza natural do Brasil sejam preservadas. 

Ao proteger as Terras Indígenas, o Brasil preserva também seu patrimônio natural, garantindo a preservação de florestas, rios e nascentes, fundamentais para a segurança hídrica e alimentar do país. A campanha "Brasil Terra Indígena" é um convite à reflexão sobre a importância de valorizar e respeitar os povos indígenas, reconhecendo seu papel fundamental na construção de um país mais justo, sustentável e pluriétnico.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 28 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lula sanciona lei que limita o uso de celulares nas escolas: “Ato de coragem, de cidadania e de respeito ao futuro deste país”

Lula sanciona lei que limita o uso de celulares nas escolas: “Ato de coragem, de cidadania e de respeito ao futuro deste país”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira, 13 de janeiro, o Projeto de Lei nº 4.932/2024, que restringe a utilização, p

Empresa brasiliense é reconhecida como uma das 20 melhores administradoras de condomínios do Brasil

Empresa brasiliense é reconhecida como uma das 20 melhores administradoras de condomínios do Brasil

Em uma noite de prestígio e reconhecimento no mundo da gestão condominial, a Âncora Condomínios brilhou ao ser premiada entre as 20 melhores adminis

Nova Carteira de Identidade (CIN) já está nas mãos de 17 milhões de brasileiros e brasileiras

Nova Carteira de Identidade (CIN) já está nas mãos de 17 milhões de brasileiros e brasileiras

A Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é uma inovação do Governo Federal para reduzir as fraudes, melhorar os cadastros administrativos e qual

Artesãos rondonienses brilham na maior vitrine do artesanato brasileiro!

Artesãos rondonienses brilham na maior vitrine do artesanato brasileiro!

A 35ª Feira Nacional de Artesanato, realizada em Belo Horizonte, entre os dias 4 e 8 de dezembro, contou com a participação especial de artesãos ron

Gente de Opinião Terça-feira, 28 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)